O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaJaneiro Roxo: Prefeitura de Fortaleza realiza atividades de conscientização sobre hanseníase

Janeiro Roxo: Prefeitura de Fortaleza realiza atividades de conscientização sobre hanseníase

O tratamento da doença é realizado exclusivamente na rede pública de saúde

Em alusão ao Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização e combate à hanseníase, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensifica as ações educativas de combate e conscientização da doença, nos postos de saúde da Capital. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a existência da doença, seus sinais e sintomas.

- Continua depois da publicidade -

Dentre as ações previstas, os postos de saúde irão ofertar ações de educação em saúde acerca da doença, além da intensificação da busca ativa de sintomáticos dermatológicos através das equipes das unidades. Na próxima terça-feira (24/01) será realizada uma ação alusiva na Praça do Posto Maria Cirino, no bairro Moura Brasil, com orientação e demonstração de figuras de lesões da hanseníase, entrega de material informativo e laços, palestra sobre a doença, além de outras ações em saúde.

De acordo a assessora da área técnica de hanseníase da SMS, Natália Farias, a hanseníase é uma das doenças mais antigas do mundo e, durante muitos anos, as pessoas acometidas foram duramente excluídas da sociedade. “A semana é oportuna para ampliar a divulgação dos sintomas da doença e esclarecer sobre o diagnóstico e tratamento adequado, pois a doença tem cura e o tratamento é feito gratuitamente em todos os postos de saúde de Fortaleza”, explica.

Em Fortaleza, no ano passado, foram confirmados 281 casos da doença, uma taxa de detecção de 10,4 por 100 mil habitantes. A diminuição da taxa nos últimos nove anos tem sido constante, chegando a 63% se comparada à de 2013. Na Capital, a doença atinge homens, em sua maioria, com uma média de 55% dos diagnosticados. Em 2022, apenas um caso evoluiu para óbito.

Sobre a doença

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que atinge a pele e os nervos, podendo causar deformidades físicas. A partir do contágio, o aparecimento dos sinais e sintomas pode demorar, chegando a variar de dois até mais de 10 anos. O tratamento da doença deve ser iniciado imediatamente após a confirmação do diagnóstico. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores serão as chances de evitar qualquer deformação.

A transmissão ocorre de uma pessoa para outra por meio próximo e prolongado, através de tosse e espirro. Uma pessoa que está infectada, mas não está recebendo o tratamento, é a principal fonte de contaminação. Assim que o tratamento é iniciado, ela deixa de transmitir a doença, não havendo necessidade de afastamento do convívio social.

Entre os sintomas da hanseníase estão o surgimento de manchas, perda da sensibilidade, perda de pelos, sensação de choque e fisgada nos nervos, além de dormência nas extremidades.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Inscrições MOVER que conecta profissionais negros ao mercado terminam na próxima segunda-feira (25)

O evento acontece em Fortaleza, que pretende conectar pessoas negras em busca de oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional, é realizado em parceria com...