O Nordeste Está Aqui!

InícioTurismoBahia sedia competição de moqueca com votação popular

Bahia sedia competição de moqueca com votação popular

Frutos do mar, tempero verde, tomate, cebola, alho, leite de coco e o elemento que faz toda a diferença: o azeite de dendê. A receita da tradicional moqueca baiana é o ponto de partida para uma inédita batalha gastronômica que vai agitar as 13 zonas turísticas do estado em busca do melhor prato. O lançamento do Concurso Moqueca Baiana 2023 ocorreu nesta sexta-feira (29), no Teatro Sesc-Senac Pelourinho, no coração histórico de Salvador, com a presença de profissionais do setor turístico e renomados chefs de cozinha. A iniciativa, fruto da parceria entre a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Governo do Estado através da Secretaria de Turismo (Setur-BA), promete movimentar o cenário culinário.

O concurso, que vai até 5 de dezembro, inclui uma votação popular online para eleger os 13 finalistas. O grande vencedor será escolhido por um júri composto por especialistas em uma celebração gastronômica na cidade de Salvador. As inscrições e todas as informações detalhadas sobre as regras podem ser encontradas no site www.concursodamoqueca.com.br.

- Continua depois da publicidade -
A moqueca é um prato de origem indígena, que a longo do tempo sofreu adaptações e incrementos.

Maurício Bacelar, Secretário de Turismo do Estado da Bahia, ressaltou a singularidade deste concurso no estado. “Estamos lançando um concurso inédito, onde teremos a oportunidade de celebrar a rica cultura gastronômica baiana, com receitas representando todas as zonas turísticas, em um evento sem precedentes. Considerando que nossa moqueca está entre os 20 melhores pratos de frutos do mar no mundo, o concurso irá coroar a melhor moqueca do planeta”, afirmou Bacelar.

Leandro Menezes, presidente da Abrasel-BA, expressou sua satisfação com a parceria com a Setur-BA. “O concurso é uma oportunidade de destacar esse prato, que tem uma importância significativa para o turismo e a cultura de nosso estado”, enfatizou Menezes.

LEIA TAMBÉM:
A ponte dos sonhos: obra que ligará Cabedelo a Lucena vai sair do papel
Estado do Nordeste impressiona e dispara atividade industrial em 50%
O dia em que Jorge Amado inspirou o Paralamas a compor um clássico da música brasileira
Conheça a Serra da Barriga, símbolo do Brasil colonial no coração do Nordeste

A chef Tereza Paim, renomada por comandar dois restaurantes de culinária baiana na capital, elogiou a realização do concurso.

“Iniciativas que fomentam o desenvolvimento da gastronomia regional são sempre valiosas. A culinária baiana é um ponto de destaque no turismo e em nossas tradições”.

Segundo José Iglesias, presidente da Associação do Centro Histórico Empreendedor (Ache) e proprietário de um bistrô no Pelourinho, “esse evento é de extrema importância. A moqueca é um símbolo de nossa gastronomia e ajuda a promover nosso destino”.”

Como surgiu a moqueca?

A moqueca é um prato típico da culinária brasileira, que tem origem na tradição indígena de assar ou cozer carnes e peixes envoltos em folhas sobre a brasa. O nome moqueca vem do tupi “moquém”, que significa “secador” ou “grelha”. Com a chegada dos portugueses e dos africanos, a receita foi se modificando e ganhando novos ingredientes, como o alho, a cebola, o coentro, o azeite de dendê e o leite de coco. Hoje, existem diferentes variações da moqueca, como a baiana – a mais famosa, a capixaba, a paraense e a angolana, cada uma com suas características e sabores. A moqueca é um prato saboroso, nutritivo e que representa a diversidade cultural do Brasil

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Hidrogênio Verde: Estado do Nordeste terá investimento de R$ 111 bilhões

Um estado do Nordeste terá um investimento considerável em combustível limpo. E é o Rio Grande do Norte, que está em plena expansão no campo...