19 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoNasa escolhe cidade do Nordeste para transmitir eclipse ao vivo

Nasa escolhe cidade do Nordeste para transmitir eclipse ao vivo

Neste sábado (14), os brasileiros, em especial os nordestinos, terão a oportunidade de observar um fenômeno astronômico raro: um eclipse solar anular. Esse tipo de eclipse ocorre quando a lua passa em frente ao sol, mas está mais distante da Terra, deixando uma borda luminosa ao redor da sombra lunar. O resultado é um espetáculo visual que lembra um anel de fogo no céu.

Um dos melhores locais para acompanhar o eclipse solar anular é Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. A cidade, que é famosa por ser um centro de peregrinação religiosa por conta do Padre Cícero, receberá uma equipe da Nasa, a agência espacial americana, que vai transmitir o evento ao vivo pelo seu site oficial e pelo seu canal no YouTube. A transmissão contará com a participação de especialistas do Observatório Nacional e do Planetário Rubens de Azevedo, que pertence ao Centro Dragão do Mar.

- Continua depois da publicidade -
Juazeiro do Norte é conhecida como a terra de Padre Cícero.

LEIA TAMBÉM:

Como uma cidade do Nordeste se tornou o destino dos sonhos
A volta por cima de Padre Cícero: de quase excomungado a herói da pátria
Bola de fogo no céu de capital do Nordeste intriga população
– A saga de uma estrela do Rock que trocou tudo pelo sossego do Nordeste

Quando exatamente será o eclipse?

O eclipse solar anular terá início às 15h48 (horário de Brasília) e durará cerca de três horas. O momento máximo, quando o sol ficará quase totalmente coberto pela lua, acontecerá por volta das 16h43 e durará apenas alguns minutos. Por isso, é preciso estar atento para não perder esse show da natureza.

Imagem da Nasa mostra como o eclipse pode ser visto no planeta.

Mas atenção: para observar o eclipse solar anular com segurança, é preciso usar óculos especiais ou filtros de solda número 14. Nunca olhe diretamente para o sol sem proteção, pois isso pode causar danos irreversíveis à sua visão, como catarata ou cegueira.

O eclipse solar anular é um fenômeno raro e impressionante, que só ocorrerá de novo no Brasil em 2045. Não perca essa chance de admirar a beleza do universo e aprender mais sobre a ciência que estuda os astros. Acompanhe a transmissão da Nasa e fique por dentro de tudo que acontece no céu!

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Projeto vai preservar manuscritos de José Américo de Almeida

Documentos manuscritos do renomado escritor e ex-ministro José Américo de Almeida estão sendo digitalizados por uma equipe de pesquisadores da Fundação Casa de José...