07 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoNordeste é a porta de entrada dos brasileiros que estavam em Gaza

Nordeste é a porta de entrada dos brasileiros que estavam em Gaza

Depois de viverem momentos de tensão e medo na Faixa de Gaza, um grupo de 32 brasileiros finalmente está a caminho de casa. Eles embarcaram nesta manhã em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave decolou do aeroporto do Cairo, no Egito, com destino a Brasília. Contudo, a porta de entrada deles no Brasil será por Recife, capital de Pernambuco.

Os brasileiros faziam parte de um grupo de cerca de 200 pessoas que solicitaram ajuda ao governo brasileiro para deixar a região. O conflito armado entre Israel e o grupo palestino Hamas deixa a região praticamente inabitável. A maioria dos brasileiros que vivem na Faixa de Gaza tem origem árabe e laços familiares com os palestinos.

- Continua depois da publicidade -

O resgate dos brasileiros foi coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores, que contou com a colaboração das autoridades egípcias e israelenses para garantir a saída segura dos cidadãos brasileiros. O governo brasileiro também disponibilizou um avião da FAB, um VC-2 (Embraer 190), cedido pela Presidência da República, para transportar os brasileiros do Cairo até o Brasil.

O avião fará três paradas técnicas ao longo do trajeto: em Roma, na Itália, em Las Palmas de Gran Canaria, na Espanha, e na Base Aérea do Recife (BARF). A previsão é que a aeronave pouse em Brasília por volta das 23h30 desta segunda-feira (13).

Os brasileiros vão chegar pela Base Áerea do Recife.

Brasileiros enfrentaram dificuldades em Gaza

Entre os brasileiros repatriados, há crianças, idosos, gestantes e pessoas com problemas de saúde. Alguns deles relataram as dificuldades que enfrentaram na Faixa de Gaza, como a falta de água, luz, comida e remédios, além do constante barulho de bombas e tiros.

Um dos brasileiros que conseguiu deixar a Faixa de Gaza é Hasan Rabee, que viveu na região por quatro anos com a esposa e os dois filhos. Ele disse que estava aliviado por estar a salvo, mas triste por deixar seus parentes e amigos para trás.

“É uma mistura de sentimentos. Estou feliz por estar vivo, por estar voltando para o meu país. Contudo, estou com o coração partido por ver o sofrimento do povo palestino. Eles são um povo irmão, que tem uma história de luta e resistência”, afirmou.

Ao mesmo tempo, Hasan também agradeceu ao governo brasileiro pela ajuda e pelo apoio que recebeu. Ele compartilhou em suas redes sociais uma foto do grupo de brasileiros dentro do avião da FAB. Com sorrisos e bandeiras do Brasil eles não veem a hora de pisar em Recife.

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

VÍDEO COM MELHORES DESTINOS DO NORDESTE – VOCÊ PRECISA CONHECER!

Organizar uma viagem pelo Nordeste do Brasil pode ser uma tarefa desafiadora. Afinal, a região oferece inúmeros destinos deslumbrantes, repletos de belezas naturais, e...