04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoNordeste fortalece agricultura familiar com tecnologia chinesa

Nordeste fortalece agricultura familiar com tecnologia chinesa

A agricultura familiar no Nordeste do Brasil vai ganhar um reforço tecnológico nos próximos meses. Uma leva de máquinas agrícolas chinesas, como micro-tratores, roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras chegará à região nos próximos dias. Os equipamentos serão para áreas produtivas de pequenos agricultores em quatro estados: Ceará, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte.

São cerca de 30 máquinas para tipos de cultivos, como milho, feijão, mandioca, algodão, frutas e hortaliças. A princíoio, os equipamentos serão destinados a assentamentos do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de outras organizações da agricultura familiar, como o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi (RN).

- Continua depois da publicidade -

No município potiguar de Apodi, vai ocorrer a instalação da Unidade Demonstrativa Brasil-China de Máquinas Agrícolas. Ela servirá para testar e estudar o uso do maquinário em solo nordestino. Contudo, a unidade contará com o apoio técnico da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Além disso, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) também participa.

Acordo entre Consórcio Nordeste e universidade chinesa

A iniciativa faz parte de um acordo de cooperação entre o Consórcio Nordeste, o Instituto Internacional de Inovação de Equipamentos Agrícolas e Agricultura Inteligente da Universidade Agrícola da China, a Associação de Fabricantes de Máquinas Agrícolas da China e a Baobab Associação Internacional para a Cooperação Popular.

A tecnologia asiática pode ajudar a impulsionar a agricultura do Nordeste.

O acordo, assinado em 2022, visa garantir o acesso a máquinas para o campesinato, de acordo com a

s necessidades dos pequenos produtores rurais. O objetivo é aumentar a produtividade, a qualidade e a sustentabilidade da agricultura familiar no Nordeste, bem como gerar renda, emprego e desenvolvimento para a região.

Alexandre Lima, coordenador da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, destaca a importância da parceria para a redução da desigualdade que existe no Brasil nesse sentido:

“a região Nordeste do Brasil possui menos de 3% de mecanização, no Brasil esses níveis não alcançam 14%, e no Sul os níveis de mecanização da Agricultura Familiar beiram os 50%”.

LEIA TAMBEM:
Governo anuncia leilão de rodovias de 5 estados do Nordeste
Nordeste é a região que mais cresce no Brasil e vai expandir com turismo e energia limpa
Estado do Nordeste vai explorar petróleo em local desafiador

China é exemplo de agricultura

A experiência da China na mecanização agrícola é um exemplo, segundo João Pedro Stedile, da direção nacional do MST. Ele esteve no país asiático em abril deste ano. “Na China tem 8 mil fabricantes de tratores. No Brasil nós temos quatro grandes fábricas de tratores, todas multinacionais e todas dirigidas para a grande propriedade, grandes máquinas”, afirma Stedile.

A professora Yang Minli, da Universidade de Agricultura da China, considera que existem muitas semelhanças entre a agricultura familiar no Brasil e na China. Ao mesmo tempo, ela garante que o modelo de desenvolvimento chinês é adaptável ao contexto brasileiro. “O modelo utiliza serviços comerciais como estratégia para impulsionar as comunidades [como cooperativas de maquinaria agrícola], bem como os produtos de máquinas agrícolas de pequeno e médio porte da China, têm certa adaptabilidade ao Brasil”, disse.

A chegada das máquinas chinesas é um passo importante para agricultura do Nordeste. Aqui ocorre grande parte da produção de alimentos e da preservação ambiental no país. A cooperação entre Brasil e China nessa área pode trazer benefícios mútuos. Com isso, contribuir para o avanço da soberania alimentar e do desenvolvimento rural sustentável.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Conheça a startup nordestina que ajuda a realizar cirurgias

A startup maranhense Syn Saúde está revolucionando o acesso a cirurgias eletivas no Brasil. Fundada em 2021 por Ana Lemos e Dener Zandonadi, a empresa atua como uma facilitadora, conectando hospitais,...