22 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoNordeste tem tradições para um ano novo com sorte e riquezas

Nordeste tem tradições para um ano novo com sorte e riquezas

O ano novo é uma época de renovação, esperança e alegria. E para garantir que o próximo ano seja cheio de boas energias, muitas pessoas seguem algumas tradições e rituais que fazem parte da cultura do Nordeste brasileiro. Neste post, vamos conhecer algumas dessas tradições e como elas podem trazer sorte para o seu ano novo.

Pular sete ondas

Uma das tradições mais famosas do Nordeste é pular sete ondas na virada do ano. Essa prática tem origem na religião afro-brasileira do candomblé, que reverencia o orixá Iemanjá, a rainha do mar. Ao pular as ondas, as pessoas pedem bênçãos, proteção e notícias prósperas para Iemanjá, a mãe de todos os orixás. Além disso, pular as ondas também simboliza a superação dos obstáculos e a renovação das energias.

- Continua depois da publicidade -

Vestir branco

Outra tradição muito comum no Nordeste é vestir branco na noite de ano novo. Ao mesmo tempo, essa é a cor da paz, a pureza e a harmonia. Dessa forma, serve para atrair essas qualidades para o ano que se inicia. Além do branco, outras cores também podem ser usadas para simbolizar diferentes desejos, como o vermelho para o amor, o amarelo para o dinheiro, o verde para a saúde, o azul para a tranquilidade, e assim por diante.

Comer lentilha

A lentilha é um alimento que não pode faltar na ceia de ano novo do Nordeste. Isso porque ela é considerada um símbolo de fartura, abundância e prosperidade. Acredita-se que comer lentilha na virada do ano traz sorte e riqueza para o ano que vem. Além da lentilha, outros alimentos que também fazem parte dessas qualidades como uvas, as romãs, o arroz e o porco.

Jogar flores no mar

Uma forma de agradecer e homenagear Iemanjá é jogar flores no mar na noite de ano novo. A princípio, as flores são um presente para a deusa do mar, que é responsável por levar as oferendas e os pedidos para o fundo do oceano. As flores mais usadas são as brancas, que representam a paz e a pureza, mas também podem ser usadas outras cores, de acordo com o desejo de cada um.

LEIA TAMBÉM:
Casal nordestino inova e faz Chá Revelação com cuscuz
Explore a Paraíba! Destino perfeito para o Verão, do litoral ao interior
A importância do Verão para o Nordeste; entenda

Fazer uma simpatia

Para quem quer garantir um ano novo cheio de sorte, uma opção é fazer uma simpatia. As simpatias são rituais simples que usam elementos da natureza, como plantas, frutas, velas, moedas, entre outros, para atrair boas vibrações e realizar desejos. Existem simpatias para todos os tipos de objetivos, como encontrar um amor, conseguir um emprego, ter saúde, viajar, etc. Algumas das simpatias mais populares no Nordeste são:

  • Colocar uma folha de louro na carteira para atrair dinheiro.
  • Colocar uma vela branca acesa em um pires com mel e canela para atrair amor.
  • Colocar uma mala na porta de casa para viajar mais.
  • Colocar três sementes de romã na carteira para ter prosperidade.
  • Colocar um copo com água e sal grosso em um canto da casa para afastar o mau-olhado.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Estado do Nordeste vai ter 1.200 casas programa Minha Casa, Minha Vida; saiba mais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (21), do encerramento da 10ª Caravana Federativa em Teresina, Piauí, onde fez importantes anúncios...