05 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaNordeste vai receber fábrica chinesa de aerogeradores

Nordeste vai receber fábrica chinesa de aerogeradores

Camaçari na Bahia vai ser o maior produtor de aerogeradores do Brasil

A Goldwind Energia Renováveis anunciou, nesta segunda-feira (30), que vai instalar uma fábrica de aerogeradores para produção de energia eólica na Bahia. A unidade será a primeira da empresa fora da China e funcionará no município de Camaçari, na região metropolitana, na mesma planta onde está a fábrica de aerogeradores da General Eletrics (GE). A previsão é que a operação comece em março de 2024.

A escolha da Bahia foi motivada pelas melhores condições que o estado oferece para esse tipo de investimento. O governador Jerônimo Rodrigues recebeu, nesta manhã, o presidente da Goldwind Internacional, Wang Hai, e outros executivos do grupo.

Reunião governo da Bahia em empresa chinesa
Reunião Foto: Rafael Martins/GOVBA

“Esse é mais um reconhecimento do papel de liderança que a Bahia tem no setor de geração de energias renováveis no Brasil. Com isso, estamos contribuindo para o desenvolvimento sustentável, a dinamização da nossa economia, a criação de mais emprego, renda e qualidade de vida para os baianos”

- Continua depois da publicidade -

, afirmou Jerônimo.

Em sua nota oficial, o grupo agradeceu o apoio do Governo do Estado nesse processo de instalação.

“Temos confiança que a chegada da Goldwind à Bahia vai atender os interesses do setor de energia eólica no Brasil. Queremos expressar nossa gratidão a todos que trabalharam para tornar possível este momento histórico e, especialmente, aos colaboradores do Governo da Bahia, liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues”.

LEIA TAMBÉM:
Capital do Nordeste pode mudar de nome em breve
Fruta do Nordeste vira polêmica na TV e viraliza

A nova fábrica terá uma participação de 25% a 30% no mercado brasileiro de turbinas eólicas. A Goldwind é a maior fabricante mundial de turbinas eólicas e vai produzir, na Bahia, equipamentos de 6.2 a 8.3 mw de potência. Os aerogeradores produzidos no Brasil, atualmente, têm pouco mais de 6 mw.

Ilustração da importância dos aerogeradores no processo de geração de energia eolica
 aerogeradores no processo de geração de energia

O projeto da empresa também prevê a implantação de um parque de fornecedores de componentes eólicos, formado por um conjunto de empresas do setor.

Saiba mais sobre a Goldwind Energia Renováveis:

  • A Goldwind é a maior fabricante mundial de turbinas eólicas, com mais de 60 GW de capacidade instalada em mais de 30 países.
  • A empresa tem sede na China e possui filiais na América, Europa, África, Ásia e Oceania.
  • A empresa é pioneira na tecnologia de turbinas eólicas de acionamento direto, que dispensa a caixa de engrenagens e reduz os custos de manutenção.
  • A empresa possui uma ampla gama de produtos, que inclui turbinas eólicas onshore e offshore, sistemas de armazenamento de energia, soluções digitais e serviços integrados.
  • A empresa tem forte compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a responsabilidade social.
  • A empresa anunciou a instalação de sua primeira fábrica fora da China na Bahia, onde vai produzir aerogeradores de 6.2 a 8.3 mw de potência para o mercado brasileiro de energia eólica.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Viva Usina tem música, literatura e cultura popular neste final de semana

O Viva Usina traz, neste final de semana, um recorte diversificado de multicultural da produção artística da Paraíba. Música, literatura e cultural popular unem...