08 / 05 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioNão deixe de VerNova espécie de cobra descoberta no ponto mais alto da Paraíba intriga...

Nova espécie de cobra descoberta no ponto mais alto da Paraíba intriga cientistas

O Pico do Jabre é um lugar singular no interior da Paraíba. Além de ser o ponto mais alto do Estado, com 1.197 metros, o pico é um mosaico de vegetação que acompanha uma floresta montanhosa sazonal, carinhosamente chamada de “floresta de Caatinga”, o pico é um pequeno e isolado fragmento de mata úmida em meio aos domínios do sertão. Neste lugar singular, os pesquisadores descobriram uma nova espécie de cobra, do gênero das jararacas, igualmente única. O animal recebeu o nome cientifíco de Bothrops jabrensis, uma referência ao local da sua descoberta.

Com a pele colorida em tons cinzas e marrons, um comprimento de cerca de 72 centímetros e um movimento esguio por entre as árvores, a B. jabrensis trouxe junto com ela uma outra descoberta, esta invisível a olho nu: uma nova linhagem de jararacas, até então desconhecida pela ciência.

- Continua depois da publicidade -

Características únicas

De acordo com o estudo, a espécie foi descrita a partir de apenas três indivíduos, todos encontrados no Pico do Jabre. Em termos físicos, a B. jabrensis se distingue de outras jararacas por características únicas de coloração e números de escamas. Além disso, entretanto, a análise filogenética molecular feita pelos pesquisadores indicou que a nova espécie representa uma linhagem singular e altamente divergente dentro do gênero Bothrops, ao qual pertencem as jararacas. Na prática, sugerem os pesquisadores, isso levanta a hipótese de uma linhagem evolutiva anteriormente desconhecida que vem evoluindo como uma unidade independente há mais de 8 milhões de anos.

A nova jararaca foi descrita em artigo publicado nesta quarta-feira (19), no periódico científico Canadian Journal of Zoology. O texto é assinado por seis pesquisadores de diferentes instituições e universidades.

“Foi realmente surpreendente. Não conhecíamos a questão evolutiva dessa linhagem que evoluiu isolada nesta região de serras do nordeste. Significa que ainda temos muito que pesquisar”, conta a ((o))eco um dos autores do estudo, Gentil Filho, do Laboratório de Ecologia Animal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O gênero das jararacas abrange 46 espécies conhecidas atualmente, distribuídas pela América Central e do Sul.

Intrigante

Para solucionar algumas das incógnitas por trás dessa nova linhagem, os pesquisadores irão começar um projeto de ecologia e história natural. A princípio, liderado por outro autor do estudo, Marcelo Kokobum, do Laboratório de Herpetologia da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba.

Por outro lado, outra iniciativa prevista pelos cientistas, é a conscientização dos moradores dos arredores, para explicar a importância da nova espécie.

Fonte: oeco.org.br
Foto: Marcos Freitas

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste tem 5 times no TOP 20 do ranking digital de clubes

No cenário do futebol brasileiro, a competitividade vai além das quatro linhas; ela também se estende às redes sociais. Um recente levantamento do IBOPE...