19 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioTopoInternautas ‘tentam provar’ origem dos Beatles no Sertão do Nordeste

Internautas ‘tentam provar’ origem dos Beatles no Sertão do Nordeste

Uma hilária tese de que os Beatles são do Nordeste voltou a rodar a internet neste final de semana. Nas postagens que estão rodando nos grupos de Whatsapp, Facebook e demais redes sociais, um texto apócrifo acompanha uma imagem e a teoria de que o quarteto de Livepool na verdade é do sertão nordestino.

A imagem abaixo mostra os quatro garotos de Liverpool em cima do que seriam jumentos.

- Continua depois da publicidade -
O NE9 pesquisou, mas até o momento não achou se a imagem é real ou montagem.

“Raríssima foto dos Beatles em Feira de Santana/BA, na época em que a banda ainda se chamava “Os Britos” e era formada por João de Heleno (Jonh Lennon), Paulo Macaco (Paul McCartney), Jorge de Hérilson (George Harrison) e Ringo Está (assim chamado porque, em todo fim de semana os amigos iam na casa dele convidá-lo para uma pelada e gritavam: Ringo está ? Como nunca estava, essa pergunta virou apelido). As músicas dos Britos eram estranhas, por isso eles precisaram se mudar do sertão nordestino para a Inglaterra e a partir de lá conquistaram o mundo …”, diz o texto apócrifo.

LEIA TAMBEM:

O dia em que Raul Seixas e Jackson do Pandeiro se encontraram para gravar um clássico da música brasileira

– Do Nordeste para o mundo: Cangaço Novo vira fenômeno e é 1º lugar em 41 países

Ligação dos Beatles com o Nordeste não é novidade

A ligação da maior banda que já passou pelo universo pop com o Nordeste é coisa antiga. Mesmo sem comprovação, muitas teorias surgiram ao longo dos anos, como aquela em que eles iriam gravar Asa Branca, clássico de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira que ficou eternizada na voz do Rei do Baião.

O jornalista Edmundo Leite, que fez uma matéria para o Estadão falando sobre o assunto, comentou nas suas redes sociais essa história.

 

 

O que os Beatles tem realmente a ver com o Nordeste?

A ligação dos Beatles com o Nordeste do Brasil é um tema interessante e curioso. Elencamos aqui estão alguns tópicos que podem ajudar a entender essa relação:

  • Os Beatles foram uma grande influência para a música popular brasileira, especialmente para artistas como Gilberto Gil, que reconhece o talento e a originalidade do quarteto de Liverpool e viu na mistura deles com elementos nordestinos uma inovação artística brasileira que viria a ser o Tropicalismo.
  • A música dos Beatles também inspirou o surgimento de novas formas de expressão musical no Nordeste, como o “Beatles Cordel”, um espetáculo que mistura as canções dos Fab Four com ritmos regionais como xote, baião, frevo e ciranda.
  • O Beatles também é fonte de inspiração para diversos artistas do Nordeste como Raul Seixas, Belchior e Zé Ramalho.
  • O Nordeste já teve o privilégio de ter shows de dois beatles: Paul Mccartney esteve em Recife em 2012 por duas vezes em Salvador. (2012 e 2017). Na apresentação que ocorreu na capital pernambucana. Paul chegou a falar algumas frases em português e até soltou um “é um prazer tocar na terra do Rei do Baião”. Já Ringo Starr tocou em Recife em 2011.

LEIA TAMBÉM:
Internautas ‘tentam provar’ origem dos Beatles no Sertão do Nordeste
Última etapa do Eixo Norte da Transposição avança para beneficiar três estados do Nordeste
Por que o Nordeste é a região de grande destaque do Brasil em 2023?
Lula confirma que Nordeste ganhará unidade do ITA e 1º vestibular já tem data

A história do quinto beatle em Campina Grande

Essa história dos Beatles do Nordeste também tem um lado ficcional no audiovisual. Isso porque um curta-metragem produzido e dirigido em Campina Grande traz a história de um garoto campinense que conheceu ninguém menos que o Paul Mccartney, que teria se inspirado em duas ideias musicais para conceber o quarteto de Liverpool.

O curta-metragem completo você confere abaixo.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Projeto vai preservar manuscritos de José Américo de Almeida

Documentos manuscritos do renomado escritor e ex-ministro José Américo de Almeida estão sendo digitalizados por uma equipe de pesquisadores da Fundação Casa de José...