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Pedido de financiamento para Salvador Social é enviado ao Senado

O prefeito Bruno Reis viajou a Brasília, nesta quarta-feira (2), para buscar recursos junto ao governo federal para a segunda etapa do Salvador Social. Durante um encontro com as presenças do presidente Jair Bolsonaro, do ministro da Cidadania, João Roma, e do deputado federal Márcio Marinho, além de outras autoridades, o chefe do Executivo da capital baiana anunciou o envio do pedido de financiamento no valor de US$ 125 milhões, já aprovados junto ao Banco Mundial (Bird), para avaliação no Senado.

Esses recursos serão destinados para o projeto que busca ampliar a qualidade e o acesso aos serviços nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social. “Essa operação de crédito vai ajudar muito aos projetos da nossa cidade, trazendo melhorias principalmente para os que mais precisam”, destacou Bruno Reis.

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Para esta segunda etapa, estão entre as metas o fortalecimento do acompanhamento de famílias em situação de extrema pobreza, promovendo o desenvolvimento humano; e expansão do Cadastro Único (CadÚnico), visando incluir os grupos mais vulneráveis e utilizando-o como ferramenta de planejamento de programas sociais.

No campo da Educação, o objetivo é reduzir o número de alunos em atraso escolar no Ensino Fundamental II. Na área da Saúde está previsto o fortalecimento da capacidade de prestação, gestão de serviços e de vigilância na área para responder às demandas de saúde e epidemias.

Primeira etapa – O Salvador Social teve a primeira fase iniciada em julho de 2018. Naquela ocasião, a Prefeitura também conseguiu obter financiamento de US$125 milhões junto ao Banco Mundial após aprovação da União. Mais de 80% das metas estabelecidas já foram executadas.

Dentre elas estão a conclusão da reforma de toda rede de Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do município; ampliação do número de visitas domiciliares para atualização do CadÚnico; ampliação da cobertura da Atenção Básica de Saúde para 56,4% da população; implantação de prontuário eletrônico e Sistema Vida+ em 100% da rede municipal de Saúde; e mais de 72% das escolas da rede municipal com avaliação externa.

Funcionamento – A Casa Civil municipal está encarregada da gestão do Salvador Social e também pela execução da assistência técnica, em parceria com as secretarias da Saúde (SMS), Educação (Smed) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

A SMS gerencia as ações para ampliar o acesso aos serviços de saúde, com foco na eficiência e racionalidade do funcionamento da rede, por meio de ações como a construção de unidades básicas de saúde e de multicentros; melhoria da qualidade dos serviços, capacitar e requalificar profissionais em serviço e implantação de protocolos clínicos e de acesso para organização do fluxo assistencial.

A Smed, por sua vez, promove ações para garantir o acesso à educação infantil de qualidade, além de prover as políticas de melhoria do ensino, implantar modelo de gestão para resultados, com ações de fortalecimento da prática de ensino e melhoria do sistema de avaliação e aprendizagem, dentre outras ações.

Já a Sempre tem atuado para aperfeiçoar a estrutura organizacional, a fim de assegurar sustentabilidade da oferta de benefícios e serviços, estruturar e adequar a rede de proteção social básica (Cras e conveniadas) e os postos de atendimento do Cadastro Único, melhorando, ainda, a gestão desse instrumento para assegurar a identificação da população pobre, tornando-o base para a formulação de políticas sociais.

FONTE: IMPRENSA PMS

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