O Nordeste Está Aqui!

InícioAcontece no NordestePernambuco ganha prêmio pela erradicação de lixões

Pernambuco ganha prêmio pela erradicação de lixões

O projeto “Pernambuco Verde: Lixão Zero” foi premiado com o Excelência em Competitividade na categoria Destaque Boas Práticas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21), durante o XIII Congresso Consad em Gestão Pública, que contou com a presença da governadora Raquel Lyra, em Brasília.

“Estamos muito orgulhosos de trazer esse prêmio para Pernambuco, pois ele é o reconhecimento de um esforço coletivo entre a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas), a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Foi uma verdadeira força-tarefa entre nossos servidores e esses órgãos, dedicada a acabar com os lixões no nosso estado. Não mediremos esforços para implementar soluções sustentáveis e eficientes para atender as necessidades do povo pernambucano, especialmente no que diz respeito ao destino dos resíduos sólidos que geramos”, destacou a governadora Raquel Lyra.

- Continua depois da publicidade -
foto Divulgação

LEIA TAMBÉM:
Capital no Nordeste tem concurso com quase 600 vagas
Raul Seixas: 35 Anos de Saudade do Maluco Beleza
IBGE: Nordeste ganha nova Região Metropolitana
Estado do Nordeste distribuirá remédios à base de cannabis

O prêmio considerou as práticas implementadas pelo governo estadual para erradicar os lixões a céu aberto, garantindo que os resíduos sólidos urbanos sejam destinados a aterros sanitários licenciados. Com essa iniciativa, o percentual de destinação adequada de resíduos passou de 16% em 2014 para 100% em março de 2023.

No primeiro trimestre de 2023, a Semas, em parceria com a CPRH, o TCE-PE e o MPPE, completou o fechamento dos últimos 20 lixões que ainda existiam no Estado, um marco histórico e inédito para a região Norte/Nordeste.

Ana Luíza Ferreira, secretária da Semas, enfatizou que a premiação é um reflexo da eficácia do trabalho conjunto entre as instituições. “Esse reconhecimento também é fruto da dedicação dos servidores públicos de Pernambuco em prol do meio ambiente. Outras iniciativas, como o Permeie, Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica, continuarão a promover novas ações socioambientais no Estado”, afirmou.

Atualmente, os 184 municípios pernambucanos, juntamente com o arquipélago de Fernando de Noronha, encaminham seus resíduos sólidos para aterros sanitários licenciados. Existem 23 aterros em operação regular e 11 projetos de novos aterros em fase de licenciamento ambiental pela CPRH.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste lidera entrada de turistas estrangeiros no Brasil
Fortaleza é o novo líder do Campeonato Brasileiro 2024
Ponte do Futuro: obra histórica deve começar ainda este ano

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Estado do Nordeste é o que mais vai crescer no Brasil em 2024

Um estado do Nordeste é o que mais vai crescer no Brasil em 2024. E é por conta disso que a Paraíba está em...