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Pesquisa analisa Natal como destino turístico inteligente

Diversos elementos comportamentais da nossa convivência em sociedade estão passando por transformações devido aos avanços tecnológicos. Nesse contexto, o setor turístico, como parte integrante desse fenômeno, também se vê influenciado pelo progresso das novas tecnologias. Por isso, torna-se imperativo reexaminar e redefinir os modelos de administração e gestão de cidades e destinos turísticos, assim como da própria atividade turística.

Essa necessidade foi um dos fatores que impulsionou Ralyson Adyson Marques da Costa Soares, estudante de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGtur/CCSA) da UFRN, a conduzir uma pesquisa nessa direção. Intitulado “Análise do destino Natal/RN na perspectiva sistêmica dos destinos turísticos inteligentes”, o estudo foi elaborado por Ralyson como parte de sua dissertação para o curso de Mestrado em Turismo do Programa de Pós-graduação em Turismo (PPGTur) da UFRN, sob a orientação do professor Luiz Mendes Filho, do Departamento de Turismo (Detur).

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Ralyson detalha em sua pesquisa que um Destino Turístico Inteligente (DTI) é aquele que aborda o turismo em sua totalidade, envolvendo todos os participantes no processo decisório. Além disso, pressupõe a implementação de uma estratégia para valorizar o destino, otimizando os atrativos naturais e culturais, promovendo a criação de recursos inovadores e aprimorando a eficiência nos processos de produção e distribuição.

“O avanço dos destinos turísticos inteligentes está intimamente ligado ao progresso das cidades inteligentes. Esse modelo de gestão surgiu na Europa e tem sido aplicado em diversos outros países, seja por meio da adaptação do modelo existente ou pelo desenvolvimento de um modelo próprio de DTI”, esclarece Ralyson.

O pesquisador destaca que, atualmente, o Brasil já está promovendo iniciativas para impulsionar a inteligência dos destinos. Desde 2021, o país implementou sua própria política de desenvolvimento e gestão para DTIs. “Os modelos de DTI envolvem vários pilares que precisam ser cultivados para alcançar a inteligência do destino, como governança, sustentabilidade, inovação, acessibilidade, tecnologia, marketing, segurança, sistemas de informação, entre outros”, acrescenta Ralyson.

Cidade e turismo, ambos impulsionados pela inteligência

O documento esclarece que à medida que a tecnologia se integra a uma cidade, como é o caso de Natal, e é utilizada para resolver questões urbanas com maior eficiência, isso beneficia o visitante daquele local, pois ele também se beneficia da infraestrutura física e tecnológica da cidade, proporcionando-lhe uma experiência mais enriquecedora.

Os DTIs buscam aproveitar as tecnologias para aprimorar a experiência do turismo, oferecendo ao visitante a oportunidade de explorar os serviços disponíveis no destino, ao mesmo tempo em que proporciona aos gestores a capacidade de tomar decisões e implementar ações com base nas informações fornecidas pelos visitantes, gerando vantagens para ambas as partes.

“O setor turístico está passando por contínuas transformações, especialmente após a pandemia de covid-19, que trouxe novas perspectivas para a gestão dos destinos e uma mudança no perfil do consumidor. É essencial que as cidades invistam em desenvolvimento sustentável, criativo e inovador para alcançar a competitividade, especialmente no que diz respeito ao uso da tecnologia para solucionar questões urbanas de forma mais eficaz”, destaca Ralyson.

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Prêmio Mestre destaque

Por esta pesquisa, Ralyson está concorrendo ao prêmio Mestre Destaque 2023 da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (Anptur). O trabalho já é considerado um dos seis melhores do país, por ter sido pré-selecionado pelos avaliadores da Anptur, que são egressos de programas de pós-graduação filiados à associação. O resultado deve ser divulgado no próximo dia 20, durante a realização do 20° Seminário da Anptur, que acontece em Niterói/RJ, entre os dias 20 e 22 de setembro.

Após a entrega da dissertação, a pesquisa de Ralyson continua por mais quatro anos para a construção da tese de doutorado: desta vez focando em outras esferas do turismo inteligente, como a análise da percepção dos turistas que utilizam soluções digitais para melhorar a experiência turística em todos os processos da viagem (antes, durante e após).

 

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