04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaPetrobras começa a extrair petróleo em novo local no Nordeste

Petrobras começa a extrair petróleo em novo local no Nordeste

Em outubro de 2023, o Ibama concedeu à Petrobras a licença de operação para realizar a perfuração de poços exploratórios em águas profundas da Bacia Potiguar, localizada na Margem Equatorial do Brasil. Dentro do escopo dessa licença ambiental, a Petrobras tem planos de realizar a perfuração no poço Anhangá, situado na concessão POT-M-762, a uma distância de 79 km da costa do estado do Rio Grande do Norte, próximo ao poço Pitu Oeste.

Ao mesmo tempo, o navio sonda da Petrobras designado para efetuar a perfuração no poço Pitu Oeste, na Bacia Potiguar (RN/CE), já chegou. De acordo com a empresa, a previsão é iniciar os trabalhos na região no próximo domingo (24), véspera de Natal. Essa perfuração marcará o retorno da Petrobras à Margem Equatorial, abrangendo do Rio Grande do Norte ao Amapá ao longo da costa brasileira.

- Continua depois da publicidade -
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A informação foi compartilhada por meio do X (antigo Twitter) pelo presidente da estatal, Jean Paul Prates.

“A avaliação técnica e econômica de qualquer descoberta deve levar outros 8-12 meses. Até a produção efetiva, eventuais campos encontrados e considerados viáveis levarão outros 4-6 anos para conceber e desenvolver sua respectiva estrutura operacional”

, disse o presidente da estatal e ex-senador do Rio Grande do Norte.

O navio sonda possui 238 metros de comprimento. Ele é capaz de operar em lâmina d’água de até 3.048 metros e perfurar poços até 12.195 metros.

Produção de Petróleo no Rio Grande do Norte vem crescendo

Entre janeiro e outubro de 2023, a produção de petróleo e gás no Rio Grande do Norte registrou um aumento de 10,3%. As informações são do boletim mensal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O presidente da Redepetro-RN, Gutemberg Dias, atribui esse desempenho positivo no estado à atuação das principais operadoras de petróleo locais. Na PetroReconcavo, a produção de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) cresceu 36,7% do primeiro trimestre de 2022 ao terceiro trimestre de 2023. Enquanto na 3R Petroleum, a produção média aumentou impressionantes 252,5% ao longo de um ano.

Conforme os dados da ANP, a produção em janeiro atingiu 37.158 boe/d, chegando a 41.001 boe/d em outubro deste ano. Comparativamente ao mesmo período do ano anterior, isso representa um aumento de 3,6% (em outubro de 2022, a produção foi de 39.555 boe/d). Gutemberg Dias, que lidera a Redepetro-RN, destaca que o desempenho positivo está diretamente relacionado, especialmente, à produção da PetroReconcavo. Dessa forma, ele vê que o crescimento na produção da 3R está associado à recente aquisição de campos da Petrobras.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Pernambuco tem redução de 11,6% nos homicídios em maio. No Recife, queda foi de 34%

Em reunião do programa Juntos pela Segurança nesta segunda-feira em Recife, , a governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause, acompanharam os indicadores...