17 / 04 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaPetrobras estuda novos projetos de energia eólica em três estados do Nordeste

Petrobras estuda novos projetos de energia eólica em três estados do Nordeste

A Petrobras estuda novos projetos de energia eólica em três estados do Nordeste. Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí se juntam ao Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul nas sete iniciativas na costa brasileira que estão em análise.

De acordo com a Petrobras, a previsão que juntas estes sete novos empreendimentos gerem até 14,5 GW (gigawatts) de energia.

- Continua depois da publicidade -

A análise da viabilidade desses novos equipamentos está ocorrendo em cooperação com a Equinor. A empresa atua no país desde 2001. Ao mesmo tempo, o objetivo é avaliar as possibilidades técnicas, econômicas e ambientais.

“O acordo vai abrir caminhos para uma nova fronteira de energia limpa e renovável no Brasil, aproveitando o expressivo potencial eólico offshore do nosso país e impulsionando nossa trajetória em direção à transição energética”, afirmou o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

Transição energética

A Petrobras pretende neutralizar as emissões de gases do efeito estufa nas atividades sob controle da companhia até 2050. A energia eólica offshore está entre as prioridades do plano estratégico para o período de 2023 a 2027, e atende ao objetivo de diversificar a matriz energética do país. A tecnologia usa a força dos ventos no mar para produzir energia renovável.

Segundo a companhia, as principais vantagens são a velocidade alta e a estabilidade dos ventos em alto-mar. A princípio a vantagem é que eles sofrem interferência de barreiras geográficas naturais, nem de construções urbanas.

FONTE: Da Redação do NE9, com a Agência Brasil

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste tem destino no Top 10 de Hospedagem Tipo Airbnb

Quer viajar para lugares incríveis, desfrutar de paisagens deslumbrantes e encher o feed das redes sociais com fotos incríveis, sem comprometer todo o orçamento?...