04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaPiauí é o único estado do Brasil a reduzir desmatamento

Piauí é o único estado do Brasil a reduzir desmatamento

O Relatório Anual do Desmatamento no Brasil de 2023 (RAD), divulgado nesta terça-feira (28) pelo MapBiomas, revelou que o Piauí está se destacando na redução do desmatamento, com uma diminuição de 8,3% no desmatamento total.

Entre os estados com vegetação nativa no bioma Cerrado, o Piauí foi o único a apresentar uma queda no desmatamento com uma redução de 15%, sendo também o único estado do Matopiba a alcançar esse resultado.

- Continua depois da publicidade -

No Nordeste, o Piauí, junto com Pernambuco, foi um dos poucos estados a reduzir o desmatamento

Felipe Gomes, diretor do Centro de Geotecnologias Ambientais e de Gestão Florestal da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semarh), destaca que a redução é de 19,12% ao se comparar os dados de desmatamento total do RAD (2023) com os dados de Autorização de Supressão Vegetal (ASV) emitidos pela Semarh, focando apenas nos desmatamentos ilegais.

Relatório

O relatório também destaca que o Piauí registrou o maior aumento percentual de atuação em áreas com alertas de desmatamento. Em 2023, aproximadamente 57% do desmatamento identificado no estado estava autorizado ou foi embargado pela Semarh. Com isso, o Piauí subiu das últimas posições para a 11ª no ranking de estados com maior atuação sobre alertas de desmatamento.

Dados da Semarh indicam que, em 2023, foram embargados 93.149 hectares, um aumento de mais de 250% em relação a 2022. O Piauí liderou em quantidade de ações (ASV + Embargos) tanto na região do Matopiba quanto no Nordeste.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste tem dois locais em lista de destinos sustentáveis
Paraíba vai abrir sete mil vagas de concurso público
Pequena cidade do Nordeste é destaque no mundo da moda

Na divulgação do relatório em Brasília, estiveram presentes Felipe Gomes, diretor da Semarh, o diretor de Fiscalização Major Denio Marinho, e o diretor de Sistemas e Tecnologia da Informação André Nogueira.

Contexto do desmatamento

Ao mesmo tempo, em 2023, houve um desmatamento total de 8.558.237 ha de vegetação nativa no país, dos quais 60% foram no Cerrado, o bioma mais desmatado do Brasil. Em relação a 2022, constatou-se um aumento de 67,7% no desmatamento. Dentro do Cerrado, cerca de 74% ocorreram na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Nesta região, houve um aumento de 59% do desmatamento, comparando com os números de 2022.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Conheça a startup nordestina que ajuda a realizar cirurgias

A startup maranhense Syn Saúde está revolucionando o acesso a cirurgias eletivas no Brasil. Fundada em 2021 por Ana Lemos e Dener Zandonadi, a empresa atua como uma facilitadora, conectando hospitais,...