21 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaPiauí é o único estado do Brasil a reduzir desmatamento

Piauí é o único estado do Brasil a reduzir desmatamento

O Relatório Anual do Desmatamento no Brasil de 2023 (RAD), divulgado nesta terça-feira (28) pelo MapBiomas, revelou que o Piauí está se destacando na redução do desmatamento, com uma diminuição de 8,3% no desmatamento total.

Entre os estados com vegetação nativa no bioma Cerrado, o Piauí foi o único a apresentar uma queda no desmatamento com uma redução de 15%, sendo também o único estado do Matopiba a alcançar esse resultado.

- Continua depois da publicidade -

No Nordeste, o Piauí, junto com Pernambuco, foi um dos poucos estados a reduzir o desmatamento

Felipe Gomes, diretor do Centro de Geotecnologias Ambientais e de Gestão Florestal da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semarh), destaca que a redução é de 19,12% ao se comparar os dados de desmatamento total do RAD (2023) com os dados de Autorização de Supressão Vegetal (ASV) emitidos pela Semarh, focando apenas nos desmatamentos ilegais.

Relatório

O relatório também destaca que o Piauí registrou o maior aumento percentual de atuação em áreas com alertas de desmatamento. Em 2023, aproximadamente 57% do desmatamento identificado no estado estava autorizado ou foi embargado pela Semarh. Com isso, o Piauí subiu das últimas posições para a 11ª no ranking de estados com maior atuação sobre alertas de desmatamento.

Dados da Semarh indicam que, em 2023, foram embargados 93.149 hectares, um aumento de mais de 250% em relação a 2022. O Piauí liderou em quantidade de ações (ASV + Embargos) tanto na região do Matopiba quanto no Nordeste.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste tem dois locais em lista de destinos sustentáveis
Paraíba vai abrir sete mil vagas de concurso público
Pequena cidade do Nordeste é destaque no mundo da moda

Na divulgação do relatório em Brasília, estiveram presentes Felipe Gomes, diretor da Semarh, o diretor de Fiscalização Major Denio Marinho, e o diretor de Sistemas e Tecnologia da Informação André Nogueira.

Contexto do desmatamento

Ao mesmo tempo, em 2023, houve um desmatamento total de 8.558.237 ha de vegetação nativa no país, dos quais 60% foram no Cerrado, o bioma mais desmatado do Brasil. Em relação a 2022, constatou-se um aumento de 67,7% no desmatamento. Dentro do Cerrado, cerca de 74% ocorreram na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Nesta região, houve um aumento de 59% do desmatamento, comparando com os números de 2022.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Centro Histórico de Salvador têm programação de São João

Os festejos juninos no Centro Histórico da capital baiana 2024 reúnem uma programação variada com diversas atrações na Praça da Cruz Caída e Santo...