O Porto do Pecém, em Fortaleza, registrou um aumento em suas operações nos primeiros sete meses de 2024. De acordo com o relatório mensal do Complexo, entre janeiro e julho deste ano, foram movimentadas 10.605.846 toneladas de cargas, representando um crescimento de 17,9% em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram registradas 9.375.231 toneladas.
Destaque para a movimentação de contêineres
Um dos destaques nas operações desse período foi o aumento na movimentação de contêineres, que subiu 16,6%, totalizando 280.425 TEUs, englobando embarques, desembarques e remoções.
A temporada 2024/2025 de exportação de frutas começou esta semana com o navio MSC Celeste, que partiu do Porto do Pecém carregado com 2.500 toneladas de melões, melancias, mangas e uvas, produzidas no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia.
Desse total, 98% têm como destino os portos de Roterdã e Londres, enquanto o restante irá por outros portos na Europa. Além disso, outras mil toneladas estão à caminho dos Estados Unidos a bordo do navio Monte Verde, também nesta semana.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste tem 2 ações ambientais entre as melhores do Brasil
– Cinco vezes na história que o Nordeste gritou independência
– O dia que Napoleão Bonaparte planejou fugir para o Nordeste
No período acumulado de 2024, a cabotagem apresentou um crescimento de 12% em comparação a 2023, com um volume total de 6.880.949 toneladas movimentadas.
Entre os principais produtos desembarcados estão minérios, cereais, combustíveis minerais e plásticos e suas manufaturas. Já no embarque, os itens mais relevantes foram sal, ferro fundido, plásticos e suas manufaturas e cereais.
Na navegação de longo curso, o volume alcançou 3.724.896 toneladas, um aumento de 15% em relação ao ano anterior.
LEIA MAIS – Estado do NE tem crescimento de 83% nas exportações no primeiro semestre
Os desembarques mais expressivos incluíram combustíveis minerais, máquinas e ferro fundido, enquanto as exportações tem liderança do ferro fundido, combustíveis minerais, sal e minérios.