06 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioTurismoPotencialidades do Turismo Náutico da Paraíba é destacado no Fórum Semana Oceânica

Potencialidades do Turismo Náutico da Paraíba é destacado no Fórum Semana Oceânica

Com o apoio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba (Setde), será realizado no dia 10 de junho, às 9h20, no auditório da PBTur, o lançamento do livro “Naufrágios da Paraíba”. Este evento faz parte da Semana Oceânica, que ocorre de 8 a 16 de junho, com o objetivo principal de criar um fórum de discussão aberta e colaborativa entre os municípios costeiros, o setor privado, organizações da sociedade civil e instituições acadêmicas, promovendo a preservação e o uso sustentável dos recursos marinhos.

Embarcação Alice, naufragada em 1911 Foto Renato Vasconcelos Museu EXEA
Embarcação Alice, naufragada em 1911 Foto Renato Vasconcelos Museu EXEA

O livro trata das possibilidades de turismo de naufrágio na Paraíba, destacando a prática do mergulho para explorar embarcações naufragadas no litoral paraibano. Esta modalidade turística tem crescido, proporcionando aos mergulhadores a oportunidade de conhecer a fauna marinha e explorar aspectos históricos através desses naufrágios.

- Continua depois da publicidade -

No mesmo dia, Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, abordará o tema “Paraíba: um oceano de oportunidades no turismo”, discutindo como o turismo pode ser potencializado de maneira sustentável.

A Semana Oceânica reúne pessoas em torno da ciência, educação, turismo, esporte, cultura e empreendedorismo, com um foco especial no mar. Durante o evento, diversas atividades serão realizadas para engajar a comunidade e aumentar a conscientização sobre os desafios e oportunidades relacionados aos ecossistemas marinhos.

No dia 12 de junho, às 13h30, na sede da PBTur, Marinez Eymael Garcia Scherer, coordenadora-geral do Gerenciamento Costeiro do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA), falará sobre Planejamento Espacial Marinho, com a presença de gestores municipais.

Karina Massei, representante do Grupo de Apoio à Mobilização da Década do Oceano na região Nordeste, explica que o evento foi criado para aproximar a sociedade de temas atuais e ações em andamento. “Durante a semana, discutiremos tópicos como a invasão do peixe-leão, o branqueamento dos corais devido ao aquecimento das águas, as implicações do turismo náutico na segurança e conservação do meio ambiente, e práticas esportivas que promovem o bem-estar, baseadas na compreensão dos ventos. É um momento de união e conscientização em prol de uma Paraíba Azul”, destaca.

LEIA TAMBÉM:
O Plano Municipal de Caminhabilidade também é outra iniciativa de destaque Foto Marcos Moura
Pernambuco recebe R$ 235 milhões em investimentos que vão gerar 2,8 mil empregos
Cinco coisas que tornam o Nordeste o ‘top’ do meio ambiente
Cidade do Nordeste surpreende em ranking de menor desperdício de água

Ferdinando Lucena enfatiza que a Semana Oceânica representa um esforço conjunto para fortalecer o vínculo entre as pessoas e o mar, reconhecendo-o como uma fonte de recursos e um componente vital de nossa identidade cultural e ambiental. “O evento visa abrir o diálogo para novas abordagens de turismo sustentável”, afirma.

Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, acrescenta que, através da conscientização e da ação coletiva, este evento busca promover transformações positivas que beneficiem tanto as gerações atuais quanto as futuras.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Capital no Nordeste ganhará teleférico com 6 km de extensão

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, revelou em entrevista ao Portal A TARDE nesta quinta-feira (6) que o projeto de instalação do teleférico que...