04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaPrefeitura do Recife lança Novo Prouni e Protec, oferecendo cerca de 500...

Prefeitura do Recife lança Novo Prouni e Protec, oferecendo cerca de 500 bolsas

O que já era bom, ficou ainda melhor. Agora o Prouni Recife passa a ser o “Programa Educação Para Todos – Novo Prouni e Protec Recife”. Além das vagas de ensino superior, o programa vai oferecer centenas de bolsas para os estudantes que concluíram o ensino médio e desejam fazer um curso técnico. Ao todo, são 471 bolsas, sendo 61 para a graduação superior e 410 para o ensino técnico. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas no período de 21 a 27 de fevereiro pelo site www.prouni.recife.pe.gov.br.

“Como deputado federal, fui o autor do Marco Legal do Ensino Técnico no Brasil, que vai revolucionar a formação do ensino técnico brasileiro. E a gente não podia parar por aí. Como prefeito do Recife, eu lanço hoje o ProTec. São 450 bolsas de ensino técnico, que a prefeitura vai pagar de forma integral. Quando a gente olha para os países da OCDE, a quantidade de estudantes que fazem o ensino técnico é muito acima do Brasil. Nós precisamos ter mais qualificação e essa qualificação tem que ser diretamente ligada com as capacidades necessárias para gerar emprego, com a escuta do mercado formal de trabalho. É por isso que parte importante dessa formação vai ser na área de saúde, porque o segundo maior polo de saúde do Brasil está aqui no Recife e a gente precisa ter gente qualificada para isso”, destacou o prefeito João Campos.

- Continua depois da publicidade -

A partir de agora, todas as bolsas disponíveis no Novo Prouni e Protec terão 100% de financiamento com recursos do tesouro municipal. O investimento é de mais de R$ 2 milhões. Até 2023, o Prouni Recife operava com a isenção de impostos para as instituições superiores habilitadas.

As instituições habilitadas para receberem os alunos da formação técnica são: Senai, Senac e Cesa – Centro de Estudos da Saúde. As 410 bolsas serão destinadas aos interessados nos cursos de técnicos em manutenção automotiva, refrigeração e climatização, enfermagem, segurança do trabalho, logística, radiologia, edificações, farmácia, nutrição e dietética, análises clínicas, eletrotécnica, mecânica industrial, manutenção de redes de computadores.

Para a graduação superior, 61 bolsas serão distribuídas entre a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e Uninassau. Os cursos ofertados englobam engenharia civil, odontologia, enfermagem, psicologia, pedagogia e fisioterapia. Além das bolsas, os estudantes habilitados no processo de seleção para o ensino superior e técnico terão direito ao Vem Passe Livre, para financiar o deslocamento à instituição de ensino.

LEIA TAMBÉM:
Belezas naturais, gastronomia e infraestrutura conquistam turistas que vieram a João Pessoa no Carnaval
PROGRAME-SE! Carnaval de 2025 já tem data certa para a folia
SUIÇA OU BRASIL? – A cidade europeia do Nordeste

INOVAÇÃO

A Prefeitura do Recife também inovou na destinação das bolsas para a política de cotas. Aumentaram as vagas para pessoas negras e pardas de 25% para 50% da totalidade de vagas do programa, 10% serão destinadas aos deficientes e mais 10% para mulheres em situação de vulnerabilidade. Este último trata-se de mais uma inovação do programa. As exigências para comprovação das cotas, podem ser conferidas também no site do programa. Para a ampla concorrência, foram destinadas 30% das vagas, sujeitas às exigências.

As inscrições também vão contemplar o professor da rede pública de ensino do Recife, para o curso de pedagogia, independente da renda familiar per capita.

LEIA CAMPANHA EM TAMBÉM:
Estado do Nordeste dará R$ 636 milhões para o Bolsa Presença
Capital no Nordeste recebe prêmio da ONU
Obras de Transmissão de Energia no Nordeste vão ganhar investimentos
Como foi a ocupação hoteleira do Nordeste durante o carnaval

PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção tem como requisito, tanto para cotistas como não cotistas, alunos que obtiveram as maiores notas no último ENEM. Além disso, o estudante deve ter residência comprovada no Recife há, pelo menos, 3 anos, renda per capta de até dois salários mínimos, ser aluno de escola pública ou bolsista integral em escola privada no ensino médio, assim como não possuir diploma de nível superior e ou técnico. Outra novidade do Novo Prouni Protec Recife é que os alunos cadastrados no CadÚnico terão um acréscimo de 5% na nota final obtida no ENEM.

O Novo Prouni e Protec, criado pela lei municipal nº 19.086, de junho de 2023, é executado pela Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, com a finalidade de conceder bolsas de estudos integrais para cursos de nível superior e técnico, na modalidade de ensino presencial.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste comanda ranking CVC dos destinos mais procurados para as férias de julho

A operadora reforça a operação de voos exclusivos e bloqueios para algumas das cidades mais procuradas para o período, tanto em destinos nacionais quanto...