03 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoQuais os melhores cursos das UFs do Nordeste para concorrer no Sisu?

Quais os melhores cursos das UFs do Nordeste para concorrer no Sisu?

Agora que saiu o resultado do Enem e todo mundo já sabe como foi desempenho, está na hora de pensar qual curso concorrer no Sisu. E se você estiver pensando em fazer uma faculdade no Nordeste, é importante saber quais as mais relevantes graduações que existem por aqui. Neste post, vamos apresentar alguns dos melhores cursos das universidades federais do Nordeste, de acordo com o ranking da Times Higher Education, uma das mais respeitadas avaliações internacionais de educação superior. Confira!

Engenharia na Universidade Federal do Sergipe (UFS)

A UFS é a melhor universidade federal do Nordeste, segundo o ranking da Times Higher Education, ocupando a 18ª posição nacional. Entre os cursos que se destacam na instituição, estão os de Engenharia, que abrangem diversas áreas, como Civil, Elétrica, Mecânica, Química, Ambiental, de Petróleo e de Produção. Os cursos de Engenharia da UFS têm uma forte base teórica e prática, contando com laboratórios equipados, projetos de pesquisa e extensão, intercâmbios e parcerias com empresas e órgãos públicos. Além disso, os cursos de Engenharia da UFS têm uma boa empregabilidade, já que o estado de Sergipe é um dos principais produtores de petróleo e gás do país.

- Continua depois da publicidade -

Medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA)

A UFBA é a segunda melhor universidade federal do Nordeste, segundo o ranking da Times Higher Education, ocupando a 21ª posição nacional. Entre os cursos que se destacam na instituição, está o de Medicina, que é um dos mais tradicionais e concorridos do país. O curso de Medicina da UFBA tem uma duração de seis anos, sendo dividido em três ciclos: básico, clínico e profissional. O curso de Medicina da UFBA tem uma forte formação humanística, científica e ética, contando com uma ampla rede de hospitais, ambulatórios e unidades de saúde, onde os alunos realizam estágios e atividades práticas. Além disso, o curso de Medicina da UFBA tem uma excelente reputação, sendo reconhecido pela qualidade do ensino, da pesquisa e da assistência à saúde.

A UFBA é uma das universidades mais antigas do Brasil.

LEIA TAMBÉM:
Cidades do Norte e Nordeste terão programa para contratação de médicos
Destinos do Nordeste lideram procura por viagens no Carnaval
Zagallo: o maior do futebol do Nordeste e um gigante mundial
BBB 24: conheça os três representantes do Nordeste na casa

Ciências Humanas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

A UFRN é a terceira melhor universidade federal do Nordeste, segundo o ranking da Times Higher Education, ocupando a 23ª posição nacional. Entre os cursos que se destacam na instituição, estão os de Ciências Humanas. Ela engloba diversas áreas, como História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Pedagogia, Letras, Artes e Comunicação. Os cursos de Ciências Humanas da UFRN têm uma abordagem crítica e interdisciplinar, contando com projetos de ensino, pesquisa e extensão, que envolvem temas relevantes para a sociedade, como cultura, diversidade, direitos humanos, educação, meio ambiente, política e economia. Além disso, os cursos de Ciências Humanas da UFRN têm uma boa inserção no mercado de trabalho, podendo atuar em diferentes campos, como educação, cultura, mídia, gestão, consultoria, pesquisa e assessoria.

A UFRN é uma das universidades do Nordeste que estão entre as mil melhores do mundo.

Agronomia na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

A UFRPE é a quarta melhor universidade federal do Nordeste, segundo o ranking da Times Higher Education, ocupando a 28ª posição nacional. Entre os cursos que se destacam na instituição, está o de Agronomia, que é um dos mais antigos e renomados do país. O curso de Agronomia da UFRPE tem uma duração de cinco anos, sendo dividido em dois ciclos: básico e profissional. O curso de Agronomia da UFRPE tem uma formação ampla e integrada, contando com disciplinas teóricas e práticas. Elas abordam aspectos biológicos, físicos, químicos, econômicos e sociais da produção agrícola. Além disso, o curso de Agronomia da UFRPE tem uma forte atuação na pesquisa e na extensão. Dessa forma, desenvolve projetos que visam à melhoria da qualidade e da sustentabilidade da agricultura no Nordeste.

LEIA TAMBÉM:
Quem é a Nordestina que é destaque da Revista Forbes?
Drone criado no Nordeste pode ser usado no Espaço
Nordeste pode ganhar Rota dos Encantos em paraíso escondido
Zico e Romário se unem em lançamento de projeto social no Nordeste

Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC)

A UFC é a quinta melhor universidade federal do Nordeste, de acordo com o ranking da Times Higher Education. No âmbito nacional, ocupa a 29ª posição nacional. Entre os cursos que se destacam na instituição, está o de Direito. Ao mesmo tempo, é um dos mais prestigiados e disputados do país. O curso de Direito da UFC tem uma duração de cinco anos. Ele é dividido em dois ciclos: básico e profissional. Além disso, tem uma formação sólida e abrangente, contando com disciplinas que abordam as diversas áreas do Direito, como Civil, Penal, Constitucional, Administrativo, Tributário, Trabalhista, Internacional, entre outras. O curso de Direito da UFC tem uma excelente infraestrutura, contando com biblioteca, laboratório de informática, núcleo de prática jurídica, escritório de advocacia, tribunal simulado, entre outros recursos. Tem uma ótima avaliação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sendo um dos que mais aprovam seus egressos.

A UFC foi fundada em 1954

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Capital no Nordeste lança plano para ter 700 km de ciclovias

Uma capital no Nordeste deu um grande passo em direção a uma mobilidade mais sustentável e inclusiva. Isso porque o prefeito de Salvador, Bruno...