05 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEntretenimentoRecife tem Frevo, Maracatu e afoxé marcam oito prévias gratuitas neste final...

Recife tem Frevo, Maracatu e afoxé marcam oito prévias gratuitas neste final de semana

Fim de semana traz um par de dias repletos de festividades carnavalescas na Rua da Aurora em Recife, culminando com a grande final do concurso de Rei e Rainha, o Carnaval Sem Barreiras, a competição de passistas, o ensaio conjunto de nações de maracatus e a preparação dos Afoxés para a cerimônia do Ubuntu.

A celebração máxima do Carnaval em linha reta continua animando tanto os residentes quanto os visitantes com uma variedade de eventos pré-carnavalescos distribuídos por vários pontos da cidade. Com uma programação diversificada para todas as faixas etárias, o ponto alto será a Aurora dos Carnavais, que, de maneira inédita, ocorrerá ao longo de dois dias em Santo Amaro, no sábado e domingo. O sábado também será marcado pela emocionante final da acirrada competição pelo título de Rei e Rainha do Carnaval 2024. No domingo, o Pátio de São Pedro será o cenário para o ensaio do Ubuntu, onde 26 Afoxés destacarão a poderosa herança da cultura negra. Consulte o calendário para mais detalhes.

- Continua depois da publicidade -

LEIA TAMBÉM:
Estudante cria remédio contra dermatite com cacto do Nordeste
Quais os melhores cursos das UFs do Nordeste para concorrer no Sisu?
Petrobras vai dobrar refino em Abreu e Lima
PAC vai levar Metrô de Salvador até o Campo Grande

Sexta (26) – Ensaio coletivo de Nações de Maracatu

A partir das 19h, a rua da Moeda vai concentrar o ensaio coletivo das Nações Xangô Alafim, Estrela Dalva, Encanto do Pina, Estrela Brilhante e Cambinda Estrela. Esta é mais uma etapa dos preparativos para o Tumaraca – Encontro de Nações, espetáculo que irá acontecer no dia 8 de fevereiro (quinta) e homenageia Naná Vasconcelos com um inédito encontro com o Olodum. O espetáculo do dia 8 trará ainda o pianista Amaro Freitas, além do multiartista Lucas dos Prazeres, entre outros.

Sexta (26) – Concurso de Passistas

A partir das 18h, o Pátio de São Pedro abrigará a segunda etapa do Concurso de passistas. Em palco e acompanhados de orquestra, irão competir as categorias Passista Infantil Masculino (06 a 11 Anos); Passista Juvenil I Feminino (12 a 14 Anos); Passista Juvenil II Masculino (15 a 17 Anos); Passista de Rua Feminino (a partir dos 18 Anos); e Passista Adulto Masculino (a partir dos 18 Anos). A premiação total do concurso é de R$ 26,6 mil.

Sábado (27) – Carnaval sem Barreiras

A partir das 10h, a arena do Praia Sem Barreiras, que fica na altura da rua Bruno Veloso, em Boa Viagem, promove uma folia inclusiva com o Carnaval Sem Barreiras. Orquestra de frevo irá animar o banho de mar assistido que funciona regularmente no local e o evento contará ainda com a presença do rei e da rainha do Carnaval da Pessoa com Deficiência, eleitos no último dia 19, em seletiva realizada no Compaz Dom Helder Câmara.

Sábado e domingo (27 e 28) – Aurora dos Carnavais

O 25º Encontro de Blocos de Pau e Cordas
Aurora dos Carnavais ganhou mais um dia de folia de carnavais saudosos. O cortejo tomará conta da Rua da Aurora, no Centro do Recife, neste sábado (27) e domingo (28), com um desfile que contará com a participação de 27 agremiações ao todo, além de três convidados e quatro participações especiais. O sábado reserva um momento especial com o batismo do Bloco Magia Lírica e a participação dos blocos Sonho e Fantasia, Folguedos de Surubim, Flor do Eucalipto, Verde Linho, Lira do Carpina, Sempre Feliz, Eu Quero Mais, Das Flores, Flores do Paulista, Compositores e Foliões, Flor da Lira de Olinda, Utopia e Paixão. Já no domingo, a folia continua com a apresentação dos blocos Flor do Tamarindo, Flabelo do Amor, Cordas e Retalhos, Das Ilusões, Confete e Serpentina, Seresteiros de Salgadinho, Flabelo Encantado, Com Você no Coração, Flores do Capibaribe, Amantes das Flores, Boêmios da Boa Vista, Batutas de São José, Bloco da Saudade, Damas e Valetes.

LEIA TAMBÉM:
Chuvas podem ultrapassar a média histórica no Nordeste
Nordeste se prepara para iniciar vacinação contra a dengue
Quais os cinco maiores influenciadores digitais do Nordeste?
Nordeste é o destino mais desejado pelos brasileiros em 2024

Sábado (27) – Ensaio Tumaraca

No Córrego do Jenipapo, na Macaxeira, a Nação Tupinambá sedia o ensaio local para o Tumaraca em companhia do Grupo Voz Nagô. O evento começa às 19h.

Sábado (27) – FInalíssima de Rei e Rainha do Carnaval 2024

A partir das 20h, o Pátio de São Pedro se transforma no palco da disputa mais acirrada das prévias carnavalescas. Ao som de orquestra de frevo, 30 postulantes a rei e rainha estão no páreo para definir o trono momesco de 2024. As realezas eleitas cumprirão uma extensa agenda de compromissos durante toda a festa. Cada monarca de Momo receberá uma premiação de R$ 30 mil.

Domingo (28) – Ensaio Ubuntu

No próximo domingo, a partir das 17h, o Pátio de São Pedro sediará o primeiro ensaio geral de 29 afoxés para o ritual de limpeza que busca proteção, paz e boas energias para o Carnaval. A cerimônia está agendada para a quinta-feira de abertura do Carnaval (08) e terá início às 6h com a preparação do banho de ervas. A concentração dos afoxés será à tarde, seguida pela lavagem da Avenida Rio Branco até o ponto zero da cidade do Recife, convidando os foliões a levarem consigo suas melhores energias, abrindo os caminhos para o Carnaval passar. Ao final do percurso, as agremiações subirão ao palco do Marco Zero, onde cada Afoxé entoará uma música do grupo em reverência aos Orixás, com a participação especial da cantora, mulher negra e candomblecista Mariene de Castro.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Cidade do Nordeste surpreende em ranking de menor desperdício de água

Uma cidade do Nordeste é destaque em ranking dos municípios que menos desperdiçam água. Caruaru, conhecida pelo seu forte apelo cultural e econômico no...