16 / 04 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoRiqueza artesanal de dois estados do Nordeste vai a Paris participar de...

Riqueza artesanal de dois estados do Nordeste vai a Paris participar de evento internacional

A Paraíba e o Píauí vão representar o Nordeste em um dos mais importantes eventos internacionais de moda. Uma reunião nesta sexta-feira (11) e que contou com representantes do governos dos dois estados, além do Governo Federal, definiu detalhes sobre a viagem para a feira de internacionalização de moda promovida pela Agência de Promoção de Exportações (Apex), marcada para maio de 2024, em Paris.

A primeira-dama e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, e o vice-governador Lucas Ribeiro participaram do encontro, que ocorreu no Centro de Referência da Renda Renascença (Crença), em Monteiro, no Cariri paraibano.

- Continua depois da publicidade -

Na ocasião, Ana Maria Lins destacou que a notícia de que a renda renascença vai participar de uma feira de moda promovida pela Apex vem coroar ainda mais todos os investimentos do Governo do Estado. “A renda renascença estava precisando de incentivo para continuar encantando a Paraíba. Foi quando o Governo do Estado viu a necessidade de agir para fortalecer esse segmento do artesanato paraibano tão importante. Promovemos consultorias com o estilista Ronaldo Fraga, junto com o Sebrae. Isso resultou na coleção ‘Somos todos Paraíba’ e, agora, surge essa grande oportunidade. Nossas rendeiras merecem”, disse.

Sentimento compartilhado pelo vice-governador Lucas Ribeiro. “A notícia de que a nossa renda renascença vai participar de um desfile em Paris é excelente. É mais uma forma de estimular e de fomentar a renda renascença na Paraíba, que é um trabalho tão belo”, comentou.

LEIA TAMBÉM:
– Ranking elege as cidades do Nordeste com mais qualidade de vida
– Cidade bola da vez no turismo do Nordeste é destaque na revista de bordo da Azul Linhas Aéreas
– Nordeste vai receber mais de R$ 700 bilhões de investimentos com o Novo PAC

Mais uma porta que se abre

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, ressaltou que mais uma porta se abre para o artesanato paraibano. “Essa oportunidade — não tenho dúvida alguma — vai abrir portas para o mercado europeu. E essa é mais uma iniciativa que vai ao encontro das políticas públicas de fortalecimento tanto pelo governador João Azevêdo quanto pela presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins. São mais de três mil rendeiras que vão se beneficiar dessa iniciativa, fruto da sensibilidade do ministro Wellington Dias”, afirmou.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, disse que a renda renascença ganhará ainda mais impulso. “Precisávamos dar esse salto qualitativo, já que Monteiro foi considerada a cidade mundial do artesanato pela Unesco e pelo Conselho Mundial do Artesanato. Temos um produto de qualidade e precisávamos fazer essa internacionalização”, observou, ao lado da prefeita de Monteiro, Anna Lorena, que também comemorou a iniciativa.

Riqueza artesanal do Nordeste em Paris

O secretário de Cultura do Piauí, Carlos Anchieta, falou da expectativa com a troca de experiência com a Paraíba. “A moda Mimbó, a comunidade quilombola mais antiga do Brasil, vai apresentar a sua coleção e a renda renascença também vai apresentar a sua coleção. Vamos, ainda, fazer um mix, juntando a riqueza artesanal desses dois estados. É como já estamos brincando: vamos fazer uma PPP, Piauí–Paraíba–Paris”, comentou.

Na cidade piauiense existe o projeto Mimbó Artesanato, que produzem peças feitas a partir de retalhos e que já são vendidas para várias cidades do Brasil e do exterior

Idealizado em 2021, o projeto tem o apoio da empresária Cláudia Claudino, que doa os retalhos, e da artista plástica Kalina Rameiro, que orientou na produção e na comercialização das peças.

A reunião contou ainda, além de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e rendeiras da renda renascença no Cariri paraibano como Regina Gomes, de São Sebastião de Umbuzeiro. “Essa notícia encheu a todas nós de felicidade. A renda renascença prova que tem força”, concluiu.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste vai ganhar hubs no Recife e em Natal do Grupo Leveros

O Grupo Leveros, com sede em Assis (SP) e especializado em soluções de climatização, planeja iniciar sua expansão pelo Brasil a partir do calor...