04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaRN e Petrobras realizarão estudos conjuntos para geração de energia em alto...

RN e Petrobras realizarão estudos conjuntos para geração de energia em alto mar

O Governo do RN firmou um memorando de entendimento com a Petrobras para a implantação de um projeto piloto de usina de geração de energia em alto mar (offshore) no litoral norte do Estado.

A governadora destacou: “O Rio Grande do Norte mais uma vez estabelece parcerias históricas com a Petrobras. Já fomos o principal produtor de petróleo em terra, atualmente somos líderes em energia renovável em terra e agora estamos assumindo esse protagonismo na produção de energia renovável offshore. Essa parceria assegura que seremos os pioneiros no Brasil com um projeto piloto de geração de energia no mar.”

- Continua depois da publicidade -

Fátima Bezerra ressaltou que o RN está entrando em um novo ciclo de investimentos que impulsionarão o crescimento econômico de forma sustentável. “A expansão das energias renováveis é um caminho irreversível. Estamos bem posicionados nesse processo e este novo ciclo incluirá a produção offshore e o Porto Indústria Verde, que apoiará esse processo, inclusive a geração de hidrogênio verde”, afirmou a governadora.

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, mencionou que o projeto piloto vai estabelecer conceitos sobre infraestrutura para a produção offshore, testar práticas e manejo ambiental. “O RN já fez sua transição energética, passando de maior produtor de petróleo em terra para líder em energias renováveis no país. Isso será ampliado ainda mais, pois a costa do estado é o local mais competitivo e atrativo para o offshore.”

O memorando prevê que o Governo do Estado promova ações necessárias para viabilizar oportunidades identificadas pela Petrobras em relação ao projeto piloto de Eólica Offshore, alinhe o projeto com programas e políticas estaduais, e atue como facilitador, dando suporte e agilizando os processos necessários para estudos e pesquisa visando o desenvolvimento e implantação do projeto de Eólica Offshore, entre outras atribuições.

LEIA TAMBÉM:
Não deu praia! O que fazer em um feriado chuvoso no Nordeste
Caixa leiloa imóveis do Nordeste com desconto de até 50%
Nordestina é campeã mundial de boxe e favorita ao ouro olímpico

O evento de assinatura do memorando, realizado no auditório da Governadoria em Natal, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o diretor financeiro da Petrobras, Sérgio Caetano, o vice-governador Walter Alves, deputados estaduais, representantes de instituições de ensino superior e entidades empresariais, além de membros do governo e outros parceiros estratégicos.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste comanda ranking CVC dos destinos mais procurados para as férias de julho

A operadora reforça a operação de voos exclusivos e bloqueios para algumas das cidades mais procuradas para o período, tanto em destinos nacionais quanto...