O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaSaiba como reorganizar sua vida financeira

Saiba como reorganizar sua vida financeira

Aprenda como reorganizar suas finanças com passos simples e eficazes e assim deixar sua vida financeira estável

Segundo dados do Serasa de março deste ano, mais de 72,9 milhões de pessoas no Brasil estão inadimplentes, o que representa um recorde histórico da situação.

Realidade que reflete um problema que preocupa muitos brasileiros, já que a falta de controle financeiro pode gerar um efeito cascata na economia e no consumo, afetando tanto pessoas, quanto empresas.

- Continua depois da publicidade -

E se você está entre os milhões de brasileiros que precisam de ajuda para reorganizar suas finanças, saiba que é possível mudar essa situação com algumas medidas simples, basta acompanhar a leitura.

Primeiro passo: Estabeleça seus objetivos

O primeiro a se fazer é definir objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo para guiar suas decisões e manter o foco. Pense em metas como economizar para emergências, quitar dívidas ou planejar uma aposentadoria confortável.

Por exemplo, uma meta de curto prazo pode ser poupar uma quantia específica todos os meses, enquanto uma de longo prazo pode ser comprar uma casa ou garantir uma aposentadoria tranquila. 

Coisas que podem parecem simples, mas que ganham força com o tempo, já que essas metas bem definidas ajudam a orientar suas ações diárias e a manter sua motivação em alta, a partir delas é que seu comportamento pode mudar.

Segundo passo: Crie um orçamento

Após definir seus objetivos, é fundamental criar um orçamento detalhado que permita comparar sua renda com suas despesas, assim, ajudando a controlar o fluxo de caixa. Isso é o que evita gastos excessivos e garante que parte do dinheiro seja destinada à poupança e investimentos.

Para criar seu orçamento eficiente, comece listando todas as suas fontes de renda e todas as suas despesas, pode ser dividindo em categorias, como moradia, alimentação, transporte e lazer. Com isso feito, terá uma visualização clara de suas finanças para identificar onde é possível cortar gastos e como destinar melhor seus recursos.

Leia também ‘Nordeste lidera pesquisa sobre famílias com menos dívidas’

Terceiro passo: Controle dos gastos

Pequenas mudanças, como cortar assinaturas de serviços que você não usa ou evitar compras por impulso, fazem uma diferença enorme no fim de cada mês.

Adotando um consumo consciente e priorizando o que realmente importa, não só vai aliviar o orçamento, como também para uma vida financeira mais equilibrada. Começa assim, como uma mudança, um desejo, mas ao ver os primeiros resultados, se torna uma prática muito forte, eliminando tudo o que é supérfluo e valorizando cada real guardado.

Quarto passo: Crie um fundo emergencial

Já com todos esses passos e um controle estável, ter um fundo de emergência pode ser a diferença entre passar por uma situação difícil com tranquilidade ou se endividar ainda mais.

Então, o recomendável é que o fundo cubra de 3 a 6 meses de despesas básicas, garantindo um suporte financeiro em caso de desemprego, problemas de saúde ou outras emergências. Claro que não é da noite pro dia que se consegue isso, mas pra tudo há um começo, e a cada mês, vendo o que juntou, será cada vez maior e mais fácil seguir adiante.

Quinto passo: Administrar e eliminar as dívidas

Comece identificando aquelas com as maiores taxas de juros e planeje sua quitação, pois dois métodos eficazes são a “bola de neve”, que consiste em quitar primeiro as menores dívidas, e a “avalanche”, que prioriza as dívidas com juros mais altos.

Mas é importante também evitar fazer novas dívidas durante esse processo, para quem está com o nome negativado e busca alternativas, talvez até mesmo pesquisar como conseguir empréstimo para negativado, pode tirar do sufoco para poder começar os primeiros passos que levam a uma saúde financeira.

Outras formas de auxílio

Felizmente, hoje em dia existem várias ferramentas e estratégias que podem te ajudar a se manter em dia com seus compromissos financeiros.

Aplicativos como GuiaBolso e Organizze permitem monitorar gastos, automatizar pagamentos e até mesmo criar alertas para evitar que esqueça de alguma conta.

LEIA TAMBÉM
Conheça cinco países que surgiram e acabaram dentro do Nordeste
O dia que Bob Marley fez questão de conhecer um nordestino
Nordeste é o destino preferido do programa Voa Brasil

Outra forma de ajuda é, assim que conseguir, reserve uma parte da renda para poupança e investimentos. Além de garantir uma reserva para o futuro, pode fazer seu dinheiro crescer ao longo do tempo. 

Opções como o Tesouro Direto, CDBs e fundos de investimento são alternativas seguras para quem está começando.

Administrando suas dívidas, você estará no caminho certo para ter uma vida financeira mais tranquila, basta começar colocando em prática nossas orientações.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Decolar lança pacotes turísticos para todos conhecerem o Nordeste

A Decolar, referência em tecnologia de viagens na América Latina, apresenta opções de pacotes turísticos para o Nordeste com preços de até R$ 2...