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Senado avança projeto que vai transformar o transporte público de João Pessoa

O Senado Federal deu um passo importante para a melhoria da mobilidade urbana de João Pessoa ao autorizar, nesta terça-feira (10), a garantia da União para o Governo da Paraíba contratar um crédito junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O valor aprovado é de 33 milhões de euros, equivalente a R$ 204 milhões. A princípio, o montante será para a implantação do sistema Bus Rapid Service (BRS) na capital paraibana. O serviço de ônibus rápido promete transformar o transporte público da cidade.

A proposta, relatada pela senadora paraibana Daniella Ribeiro, foi aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Agora, segue para votação no plenário, onde também recebeu aval positivo. Com isso, o projeto está pronto para promulgação e para dar início à sua execução.

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Detalhes do Projeto de Mobilidade Urbana

Primeiramente, o projeto BRS prevê a construção de dois corredores exclusivos para ônibus e a criação de três novos terminais de integração, que irão reestruturar significativamente o sistema de transporte público de João Pessoa.

Corredores de Ônibus

  1. Corredor Cruz das Armas:
    • Extensão: 15,3 km
    • Região Atendida: Liga a área central da cidade à região sul.
    • Terminais: Um terminal de integração será instalado na região sul, conectando as linhas alimentadoras locais.
    • Bairros Atendidos: 24 bairros de um total de 64.
    • População Beneficiada: 285.490 habitantes (39,49% da população de João Pessoa).
  2. Corredor Pedro II:
    • Extensão: 14,5 km
    • Região Atendida: Liga a área central à região sudeste.
    • Terminais: Um terminal de integração será instalado na região sudeste, conectando as linhas alimentadoras locais.
    • Bairros Atendidos: 11 bairros de um total de 64.
    • População Beneficiada: 182.988 habitantes (25,31% da população de João Pessoa).

Terminais de Integração

O projeto inclui a criação de dois novos terminais de integração:

  • Terminal Cruz das Armas: Será um equipamento totalmente novo no sistema de mobilidade urbana da cidade. Devido à alta demanda dos bairros atendidos na região, estima-se que o terminal beneficiará significativamente a qualidade de vida da população do entorno, atendendo aproximadamente 285 mil pessoas.
  • Terminal Pedro II: Este terminal também será uma novidade para o sistema de transporte de João Pessoa. Com a proposta de integração com modais privados de transporte, ele estará localizado próximo à zona sul do município, uma região de alta demanda por mobilidade.

Além disso, o Terminal Metropolitano do Varadouro continuará a desempenhar um papel essencial na rede de transporte da cidade, integrando atualmente 67 das 93 linhas convencionais de ônibus do município.

Impacto na Mobilidade e Qualidade de Vida

Com a implementação dos corredores e dos terminais de integração, espera-se uma melhoria significativa na eficiência do transporte público de João Pessoa. Ao mesmo tempo, reduzindo o tempo de deslocamento e aumentando a pontualidade dos ônibus. Desse modo, incentivando o uso do transporte coletivo como uma alternativa viável e sustentável para os cidadãos.

BRS Salvador
Cidades como Salvador e Rio já contam com o BRS. Foto: Prefeitura de Salvador.

Resumo do Projeto de Mobilidade Urbana de João Pessoa

ItemDescrição
Financiamento33 milhões de euros (R$ 204 milhões) junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD)
Corredor Cruz das Armas15,3 km, ligando o centro à região sul, 24 bairros atendidos, beneficiando 285.490 pessoas
Corredor Pedro II14,5 km, ligando o centro à região sudeste, 11 bairros atendidos, beneficiando 182.988 pessoas
Terminal Cruz das ArmasNovo terminal de integração na região sul, beneficiando cerca de 285 mil pessoas
Terminal Pedro IINovo terminal de integração na região sudeste, próximo à zona sul
Terminal MetropolitanoIntegra 67 das 93 linhas convencionais no Terminal do Varadouro

 

Em resumo, o avanço desse projeto marca um grande passo para a modernização do transporte público de João Pessoa. Dessa forma, vai atender uma demanda crescente por otimizar o serviço. Além disso, vai contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade. A expectativa é que, com o novo sistema, a capital paraibana se torne um modelo de eficiência e acessibilidade no transporte público urbano.

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