22 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaSetor de serviços cresce quase 5% no ano puxado por turismo e...

Setor de serviços cresce quase 5% no ano puxado por turismo e transporte

O setor de serviços registrou em maio um crescimento de 4,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. O resultado foi puxado principalmente pelo aumento da receita das empresas de transportes, que avançaram 7,1%. Outras quatro atividades também tiveram expansão no período. No acumulado do ano, houve expansão de 4,8%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (12) pelo IBGE.

O segmento de turismo também teve um bom desempenho em maio, com um avanço de 4,0% na comparação com abril. Foi o segundo mês seguido de alta, levando o setor a superar o nível pré-pandemia. O crescimento foi generalizado em 11 dos 12 locais pesquisados, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

- Continua depois da publicidade -

Em maio, o volume de serviços prestados no país cresceu 0,9% comparado ao mês anterior. Com o resultado, o setor opera 11,5% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco refere-se a fevereiro de 2020, e 2,0% abaixo do ponto mais alto da série histórica, alcançado em dezembro do ano passado.

Quais as áreas que mais crescem no Brasil?

Entre as cinco atividades analisadas pela pesquisa, quatro avançaram em maio. O maior impacto sobre o índice geral veio do setor de transportes, que cresceu 2,2%, recuperando parte da perda de 4,3% registrada em abril. Dentro da atividade, o transporte de cargas avançou 3,7%, alcançando o maior patamar de sua série histórica, iniciada em 2011.

Com isso, essa categoria ficou 41,3% acima do nível registrado em fevereiro de 2020. O transporte de passageiros também se expandiu em maio (2,8%), após ter recuado 4,5% no mês anterior.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

CCJ do Senado aprova projeto de lei que libera cassino e bingo no país

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (19), por 14 votos a 12, o relatório sobre um projeto de...