A relação das instituições de ensino superior que disponibilizarão vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024 já está disponível para consulta. A princípio, são 127 universidades em todo o território nacional. Ao todo, a oferta é de 264.360 vagas. Ao mesmo tempo, a maioria destas oportunidades são de cursos em período integral. Desse modo, há 121.750 vagas reservadas para cotas e 19.899 voltadas para ação afirmativa própria da instituição.
O período de inscrições para o processo seletivo terá início em 22 de janeiro. Os candidatos terão a opção de escolher entre instituições federais, estaduais, municipais e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Conforme informações do Ministério da Educação (MEC), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera a lista com o maior número de vagas, totalizando 9.240. Em seguida, encontram-se a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.788 vagas, e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 7.750.
Quais universidades têm mais vagas no Sisu?
No âmbito das instituições públicas estaduais, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se destaca, oferecendo quase 6 mil vagas. A segunda posição é ocupada pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com 4.215 vagas, seguida pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que disponibilizará 2.610 vagas. No que diz respeito à participação de instituições municipais, a Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama) no Paraná é a única a integrar o programa, oferecendo 86 vagas.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste tem alerta de chuvas em 417 cidades de oito estados
– Nordeste tem um dos destinos mais buscados por latinos
– Neurocientista Nordestina é destaque da Revista Forbes
Mudanças para este ano
A partir de 2024, o Sisu passará a ter apenas uma edição anual. O programa seleciona estudantes para vagas em universidades públicas de todo o país com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Criado em 2009 e implementado em 2010, o Sisu, anteriormente realizado duas vezes por ano, selecionava estudantes para vagas no ensino superior em ambos os semestres.
O sistema reúne em uma única plataforma as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais. Para participar, os estudantes precisam ter realizado a última edição do Enem e não podem ter obtido nota zero na prova de redação.
Durante o período de inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções de curso para concorrer a vagas. Diariamente, ocorre a divulgação da nota de corte de cada curso, baseada nas notas dos candidatos inscritos até aquele momento. Os estudantes têm a liberdade de alterar suas opções de curso até o último dia de inscrição.
A primeira edição de 2023 foi a mais participativa, contando com a maior oferta de vagas. Foram disponibilizadas 226.399 vagas em 6.402 cursos de graduação em 128 instituições federais, estaduais ou municipais, incluindo 63 universidades federais. Já a segunda edição de 2023 ofereceu 51.277 vagas em 1.666 cursos de graduação, provenientes de 65 instituições de ensino superior.