23 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaStartup baiana cria app que dá 'bronca' em motoristas que dirigem usando...

Startup baiana cria app que dá ‘bronca’ em motoristas que dirigem usando celular

“Cuidado, atenção.” O sinal é feito de maneira pausada após a emissão de dois apitos sonoros pela tecnologia desenvolvida pela Infleet, uma plataforma de gerenciamento de frotas. Destinados aos condutores, esses alertas e outras mensagens têm o propósito de recordar o momento adequado para descanso e também destacar comportamentos seguros ao volante.

“Evite distrações visuais”, “abstenha-se de se alimentar”, “não fume” e “não utilize dispositivos móveis” são algumas das orientações proferidas pelo sistema para captar a atenção do motorista. Advertências essenciais, uma vez que estudos evidenciam que a fadiga e problemas de saúde relacionados a maus hábitos figuram entre as principais causas de exaustão, e, consequentemente, de acidentes, enfrentados por condutores.

- Continua depois da publicidade -

A tecnologia da Infleet também identifica quando alguém não autorizado assume o controle do veículo. “Não reconheço o condutor” é a mensagem emitida pelo sistema. Da mesma forma, diante de operações incorretas, a voz assinala “Violação no sistema”.

O frotista pode acompanhar todo o processo em tempo real, e quando situações como essas são detectadas, o gestor pode adotar as medidas necessárias para investigar a ocorrência. “Trata-se de uma funcionalidade que contribui para a prevenção de acidentes no trânsito”, destaca Victor Cavalcanti, fundador e CEO da Infleet.

Victor Cavalcanti, fundador e CEO da Infleet

A maioria dos condutores não percebe a importância desses cuidados. É o que demonstra o estudo “Condições de trabalho de caminhoneiros: percepções sobre a saúde e autocuidado”, de 2021, de autoria das pesquisadoras Adriana Maria Figuerêdo Batista e Rita de Cássia Lisboa Ribeiro, e de Kiriaque Barra Ferreira Barbosa. Foi constatado baixa autopercepção entre os condutores, e que estes se mostram “pouco estimulados ao autocuidado”. O estudo foi publicado na Revista Physis, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Para Cavalcanti, os avisos contribuem para uma direção mais saudável. Ele explica como funciona a tecnologia: “Um sistema de telemetria, que consiste no acompanhamento em tempo real de cada veículo da frota. Pelo comportamento do motorista e do próprio veículo, a tecnologia identifica possíveis riscos, e emite os alertas”.

LEIA TAMBÉM:
Quem é a Nordestina que é destaque da Revista Forbes?
Drone criado no Nordeste pode ser usado no Espaço
Nordeste pode ganhar Rota dos Encantos em paraíso escondido
Zico e Romário se unem em lançamento de projeto social no Nordeste

Resultados

Segurança não só para os próprios motoristas, como para passageiros; e ainda para os frotistas. Afinal, assinala o executivo, ao avisar sobre a necessidade de redobrar os cuidados, não fumar nem atender ligações ao volante, o sistema estimula uma direção que preserva a integridade pessoal e a proteção ao veículo e à carga transportada.

Além da proteção da vida, a telemetria proporciona ganhos de eficiência operacional da frota, “reduzindo-se os custos com abastecimento e manutenção, e garantindo um melhor desempenho dos veículos”, conforme pontua o CEO da Infleet.

SOBRE A INFLEET

Com sede em Salvador, atende clientes frotistas em todo o Brasil. Em 2023 a empresa completa cinco anos e já registra uma média de crescimento de 150% ao ano. Em abril último, a plataforma anunciou a obtenção do aporte de R$5 milhões em rodada liderada pela Citrino Ventures, uma corporate venture capital, por meio do fundo CV Idexo.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Do Nordeste pro Mundo: Festa Mormaço aterrissa em Portugal em edição especial

Carregado de referências brasileiras, o evento começou em Fortaleza como opção para a turma alternativaQuem mora fora do Brasil sabe bem o que significa...