21 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaStartup Nordestina cria dispositivo inovador que alerta sobre acidentes de trabalho

Startup Nordestina cria dispositivo inovador que alerta sobre acidentes de trabalho

A Trackfy Tecnologia, sediada na Bahia, apresenta uma abordagem inovadora para aprimorar a segurança em canteiros de obras e plantas industriais com seu dispositivo recentemente desenvolvido. Atualmente, essa inovação já está sendo empregada por trabalhadores em grandes empresas localizadas nos polos fabris de Camaçari (BA), Cubatão (SP) e Mauá (SP), destacando-se pela praticidade de sua incorporação.

O dispositivo, uma solução tecnológica, é acoplado em capacetes (ou crachás) e transmite dados e informações em tempo real para uma plataforma em nuvem. Utilizando recursos como Internet das Coisas (IoT), análise de dados (data analytics) e algoritmos, essa solução oferece uma forma eficaz de monitoramento e controle.

- Continua depois da publicidade -

Túlio Cerviño, CEO da Trackfy, explica que a segurança é aprimorada por meio do monitoramento contínuo e da análise de dados em tempo real. Isso permite que os gestores dos canteiros de obras e plantas industriais acompanhem digitalmente a presença de suas equipes nas áreas industriais, integrando-se a um sistema abrangente de análise, planejamento e alertas. “Podemos identificar quando os trabalhadores estão em zonas ou situações de maior risco. Em situações de emergência, acidentes ou sinistros, o alerta para ação da equipe de emergência ou evacuação é imediato e direto”, destaca Cerviño.

Túlio Cerviño

Assim, o dispositivo permite o controle dos trabalhadores que de fato conseguiram deixar as zonas em emergência. “Esse controle que, até então, era feito por observação, aqueles que o encarregado pelo canteiro de obra conseguisse enxergar, e por uma lista de chamada manual, agora tudo passa a ser automatizado, tornando o processo eficiente, sem falhas e protegendo vidas”, explica.

A tecnologia possui um módulo constituído por hardwares IoT e um sistema para captação de dados, análises, insights e gestão. Além disso, inclui o módulo Trackfy Docs, um software para aprovação digital de documentos, que podem ser gerados automaticamente pelo Trackfy ou inseridos manualmente no sistema.

Entre as empresas que já são clientes da Trackfy e que utilizam essa tecnologia, estão grandes nomes dos setores Químico, Petroquímico, Siderurgia Mineração e Construção Cívil. O CEO da Trackfy explica que a solução é exclusivamente para fins de gestão operacional de canteiros e plantas, observando, dessa forma, os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e da legislação trabalhista. Além de estar alinhada a 3 dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da agenda 2030 da ONU.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste tem alerta de chuvas em 417 cidades de oito estados
Nordeste tem um dos destinos mais buscados por latinos
Neurocientista Nordestina é destaque da Revista Forbes

SOBRE A STARTUP

A Trackfy foi fundada em 2020, em Salvador, por Túlio Cerviño, engenheiro mecânico, com experiência na atividade industrial, e pelo cientista da computação Félix Faria, CTO da startup. A empresa começou suas atividades no mercado em 2021. Hoje, dispõe de sede também em São Paulo.

Em dois anos de operação, a startup recebeu aportes de investidores-anjos e também participou de uma rodada de investimentos. A participação em uma segunda rodada está prevista para 2024. “Os recursos iniciais foram aplicados principalmente na compra de hardwares, no time de desenvolvimento para aprimoramento da solução Trackfy e em testes iniciais de marketing e máquina de vendas”, informa Cerviño.

Hoje, a Trackfy atende a oito empresas clientes, totalizando nove unidades atendidas. O faturamento da empresa dobrou em 2023, e o ritmo de crescimento estimado para 2024 é promissor.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Hoje é o Dia Mundial do Skate: nomes, pistas e destaques do Nordeste

Na próxima sexta-feira, dia 21 de junho, será o Dia Mundial do Skate, e o Nordeste do Brasil, uma região conhecida por suas belas...