05 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoSUS: Três estados do Nordeste podem zerar fila de cirurgias

SUS: Três estados do Nordeste podem zerar fila de cirurgias

O Ministério da Saúde aponta para uma possível reviravolta na situação das filas de cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS) em três estados do Nordeste, além de Tocantins e Mato Grosso do Sul. A princípio, a projeção da pasta sugere a eliminação completa das filas de cirurgias nesses locais. Dessa forma, trazendo alívio para milhares de pacientes que aguardam procedimentos médicos. Os estados da região são Sergipe, Piauí e Paraíba.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, até outubro de 2023, mais de 70% da meta do Programa Nacional de Redução de Filas foi atingida, com a realização de 250 mil cirurgias em todo o país. Essa conquista é um passo significativo para enfrentar o desafio das filas de cirurgias, agravadas, principalmente, durante o período crítico da pandemia de covid-19.

- Continua depois da publicidade -

O investimento anunciado pelo governo federal para impulsionar esse avanço é de R$ 600 milhões. A pasta ministerial destaca que a resolução das filas de cirurgias representa um dos maiores desafios do SUS, e o novo programa busca agilizar o atendimento, proporcionando alívio aos pacientes que aguardam procedimentos diversos.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é ambiciosa: realizar mais de 500 mil cirurgias para reduzir significativamente as filas declaradas pelos estados. Entre os procedimentos mais comuns estão cirurgias de catarata, retirada da vesícula biliar, cirurgia de hérnia, remoção de hemorroidas e retirada do útero.

Expectativa é alcançar 500 mil cirurgias

O programa tem uma vigência inicial de um ano, com a possibilidade de prorrogação por período igual. A expectativa é que essa iniciativa traga alívio para os pacientes e contribua para uma gestão mais eficaz das demandas na área da saúde. O enfrentamento das filas de cirurgias se torna uma prioridade, demonstrando o comprometimento em melhorar a qualidade e a agilidade no atendimento do SUS. O sucesso desse programa não apenas representa um avanço significativo na saúde pública, mas também reflete o compromisso do governo em proporcionar cuidados médicos oportunos e eficientes para todos os cidadãos.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Viva Usina tem música, literatura e cultura popular neste final de semana

O Viva Usina traz, neste final de semana, um recorte diversificado de multicultural da produção artística da Paraíba. Música, literatura e cultural popular unem...