04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaWEG e Statkraft vão instalar maior aerogerador do país no Nordeste

WEG e Statkraft vão instalar maior aerogerador do país no Nordeste

Empresas vão instalar maior aerogerador do Brasil no complexo eólico Brotas de Macaúbas, na Bahia.

A formalização do acordo não apenas viabilizará a implantação do aerogerador AGW172/7.X, mas também incluirá a certificação dessa plataforma. A previsão é que a turbina eólica entre em operação no final do primeiro semestre de 2024, com a produção em série iniciando no ano subsequente.

Este equipamento é fruto da parceria estratégica estabelecida este ano com a Petrobras para o desenvolvimento do maior aerogerador onshore fabricado no Brasil, com uma potência de 7 MW e um rotor com 172 metros de diâmetro.

- Continua depois da publicidade -
Harry Schmelzer Jr., CEO da WEG, e Fernando De Lapuerta, CEO e diretor presidente da Statkraft, assinam acordo de parceria entre as duas empresas (Foto: Divulgação WEG)

Além da produção do aerogerador, a WEG será responsável pelo fornecimento das obras civis e elétricas para viabilizar a instalação e o início do processo de repowering do complexo eólico.

Atualmente, Brotas de Macaúbas é constituído por três parques eólicos: Macaúbas (35,07 MW), Novo Horizonte (30,06 MW) e Seabra (30,06 MW). O conjunto abriga um total de 57 turbinas eólicas, cada uma com capacidade nominal de 1,67 MW.

LEIA TAMBÉM:
Casal nordestino inova e faz Chá Revelação com cuscuz
Explore a Paraíba! Destino perfeito para o Verão, do litoral ao interior
A importância do Verão para o Nordeste; entenda

A expectativa é que, a partir desse projeto pioneiro, as empresas possam identificar novas oportunidades de negócios tanto no cenário nacional quanto internacional.

Fernando De Lapuerta, CEO e diretor presidente da Statkraft, destacou a natureza inovadora e piloto desse projeto no Brasil, expressando o desejo de continuar investindo em soluções eficientes para os ativos e contribuir para a geração contínua de energia limpa para o país.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordestino é o que mais sente falta do trabalho presencial

Nos últimos anos, o modelo de trabalho remoto ou híbrido tornou-se uma realidade para muitos profissionais. Dessa forma, trouxe consigo uma série de benefícios...