23 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoCapital no Nordeste está no desafio mundial de Cidades Sustentáveis

Capital no Nordeste está no desafio mundial de Cidades Sustentáveis

Fortaleza recebe visita técnica da Fundação Toyota Mobility Foundation

Nesta semana a cidade de Fortaleza recebeu a visita técnica da delegação da Fundação Toyota Mobility. A capital cearense está entre as concorrentes do Desafio Cidades Sustentáveis, financiado pela Toyota Mobility Foundation em colaboração com a Challenge Works e o World Resources Institute. A proposta, liderada pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova) em parceria com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), visa aprimorar o acesso da população mais vulnerável a um transporte público de qualidade.

A visita compreendeu dois trajetos, com o propósito de compreender a mobilidade urbana da cidade, analisando a dinâmica dos transportes públicos e dos terminais. Pela manhã, a comissão, acompanhada pelas equipes do Labifor, percorreu os bairros Meireles, Aldeota e Papicu. À tarde, o foco foi nos bairros com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para destacar as disparidades sociais, incluindo os bairros Benfica, Parquelândia, Pici, Genibaú e Parangaba. Durante o percurso, estiveram presentes representantes da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

- Continua depois da publicidade -

Luiz Alberto Sabóia, presidente da Citinova, destacou que, se Fortaleza for selecionada, a meta é lançar editais de inovação abertos para pesquisadores, universidades e startups, visando encontrar soluções para os desafios enfrentados pelas grandes cidades no transporte público.

Dentre as 10 cidades pré-selecionadas, três serão escolhidas para lançar seus próprios Desafios da Cidade e receberão apoio por um período de dois anos, com um financiamento de até US$ 9 milhões. Os projetos inovadores podem ser originários das próprias cidades ou não, desde que apresentem soluções aplicáveis e adaptadas aos desafios específicos das cidades vencedoras.

LEIA TAMBÉM:
Cidade do Nordeste tem lançamento de carro voador
Globo vai gravar sua próxima novela no interior do Nordeste
Nordeste tem 4 destinos entre os mais buscados no fim de ano

William Chernicoff, representante da Toyota Mobility Foundation, ressaltou a importância da visita para entender os desafios enfrentados pela população da cidade. Segundo ele, essa etapa serviu para coletar informações e contribuir para a decisão final.

O resultado das cidades vencedoras no edital Desafio Cidades Sustentáveis será divulgado em fevereiro de 2024.

O que é o Desafio de Cidades Sustentáveis?

O propósito fundamental do Desafio de Cidades Sustentáveis é aprimorar a qualidade de vida das pessoas, ampliando o acesso a empregos, educação e outros serviços essenciais. Este desafio reunirá municípios e mentes inovadoras para implementar soluções de mobilidade que não apenas reduzam a emissão de carbono, mas também aprimorem a acessibilidade e utilizem dados para estabelecer sistemas de transporte mais robustos.

LEIA TAMBÉM:
Tesouro turístico do Nordeste ganha novas dimensões; conheça
Estados do Nordeste estão no pódio da gestão fiscal no país
Nordeste desbanca o Sul como região que mais gera emprego
Cinco personalidades do Nordeste para inspirar você em 2024

Ryan Klem, Diretor de Programas da Fundação Toyota Mobility, destacou a importância da participação ativa e do comprometimento das cidades locais ao longo da última década. No âmbito do Desafio de Cidades Sustentáveis, a intenção é colaborar estreitamente com as cidades, visando encontrar soluções inovadoras nas áreas que elas identificam como cruciais para o desenvolvimento de um modelo escalável voltado para as cidades do futuro.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Do Nordeste pro Mundo: Festa Mormaço aterrissa em Portugal em edição especial

Carregado de referências brasileiras, o evento começou em Fortaleza como opção para a turma alternativaQuem mora fora do Brasil sabe bem o que significa...