20 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaAgronegócio cresce 4,2% e fecha 2023 com participação de 21,1% na economia...

Agronegócio cresce 4,2% e fecha 2023 com participação de 21,1% na economia baiana

Em 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio Baiano, elaborado e divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), atingiu a marca de R$ 88,66 bilhões, registrando um crescimento de 4,2% e representando 21,1% da economia do estado. No último trimestre desse ano, foi observado um acréscimo de 3,0%.

- Continua depois da publicidade -

Comparando a participação do agronegócio na economia baiana em 2023 com 2022, nota-se uma redução de 2,0 pontos percentuais, passando de 23,1% para 21,1%. Tal declínio decorreu da diminuição nos valores dos principais produtos agrícolas, como soja, milho, algodão e boi gordo. Apesar do aumento no volume do segmento (4,2%), esse crescimento não foi suficiente para manter a mesma proporção na economia baiana devido à significativa diminuição nos preços (-7,5%), resultando em um valor corrente inferior ao do ano anterior.

LEIA TAMBÉM:
“Rei do Ovo” vai ampliar a produção no Rio Grande do Norte
Ranking elege os bairros mais valorizados do Nordeste
Nordeste ganhará 38 novos campi de institutos federais

A queda nos preços dos produtos agrícolas afetou principalmente o agregado II, que representa a produção agropecuária, contribuindo negativamente para a redução da participação no PIB total, diminuindo de 8,6% em 2022 para 7,5% em 2023. Esse padrão também foi observado no agregado IV – comercialização e distribuição –, que teve sua participação diminuída de 9,9% para 9,1%. Por outro lado, os agregados I e III – insumos agropecuários e indústria de base agrícola, respectivamente – registraram pequenos aumentos na participação.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Lula convoca reunião com governadores do Nordeste

Nesta quinta-feira (20), Fortaleza se torna o palco de um importante encontro político. O presidente Lula, está no Ceará para anunciar investimentos significativos nas...