19 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioTurismoArara-azul-de-lear vira símbolo do turismo de observação de aves da Bahia

Arara-azul-de-lear vira símbolo do turismo de observação de aves da Bahia

O Governo da Bahia, concluiu neste mês, em Canudos, na região turística Caminhos do Sertão, a primeira fase de um projeto inovador de capacitação no turismo de observação de aves.

A arara-azul-de-lear foi escolhida pela Setur-BA como o ícone do turismo de observação de aves na Bahia

A parte prática da capacitação ocorreu na Estação Biológica de Canudos, uma reserva ambiental da Fundação Biodiversitas dedicada à preservação da arara-azul-de-lear, espécie endêmica da Caatinga baiana e ameaçada de extinção. Os esforços de proteção resultaram em um aumento da população de aves de 50 para mais de 2 mil indivíduos. Na reserva, o grupo liderado pela Setur-BA teve a oportunidade de observar as araras em voo e registrar imagens.

- Continua depois da publicidade -

“O turismo pode ser uma ferramenta crucial para a conservação das aves, reduzindo os conflitos territoriais entre humanos e animais. Isso pode incentivar investimentos em hospedagem e treinamento voltado para o atendimento de turistas e pesquisadores. A proteção da biodiversidade requer esforços conjuntos dos poderes públicos e da sociedade como um todo”, enfatizou o professor universitário e pesquisador Eliseu Pinheiro da Cruz.

Paulo Afonso_BA FOTO JOAO MARCOS ROSA NITRO
Paulo Afonso_BA, 17 de maio de 2017
Documentacao dos projetos de conservacao da arara-azul-de-lear.
Foto: JOAO MARCOS ROSA/NITRO

LEIA TAMBÉM:
Como o Nordeste se uniu para ajudar o Rio Grande do Sul
Nordeste recebe carrada da gigante chinesa BYD
Cidade no Nordeste é TOP 3 dos destinos mais tranquilos
Aeroporto do Nordeste terá corridas de rua em suas pistas

Bahia no Avistar Brasil 2024

A arara-azul-de-lear foi escolhida pela Setur-BA como o ícone do turismo de observação de aves na Bahia. O órgão está finalizando o primeiro roteiro do segmento, com centenas de espécies catalogadas, incluindo oito endêmicas, que será lançado no Avistar Brasil, o maior evento do gênero na América Latina, de 17 a 19 de maio, em São Paulo.

“Para desenvolver o roteiro, visitamos as regiões turísticas Chapada Diamantina, Caminhos do Sudoeste, Costa do Cacau, Costa do Descobrimento, Costa dos Coqueiros e Caminhos do Sertão, que abrigam o maior número de espécies, incluindo as mais procuradas pelos observadores de aves. Capacitamos os profissionais do setor turístico e consultamos especialistas, visando oferecer aos visitantes experiências autênticas e serviços de qualidade”, afirmou a superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, Fabíola Paes Leme.

LEIA TAMBÉM:
João Pessoa está no TOP 3 dos destinos mais tranquilos
Supermercados do Nordeste anunciam 51 mil vagas de emprego
Grupo Rio Alto Energias Renováveis deve ampliar investimentos na Paraíba

O que é o Turismo de Observação de Aves?

Turismo de Observação de Aves
Turismo de Observação de Aves (birdwatching)

O turismo de observação de aves, também conhecido como birdwatching, é uma atividade especializada que envolve a observação e identificação de aves em seu habitat natural. Aqui estão alguns pontos que definem esse tipo de turismo:

  1. Identificação e Observação: Os praticantes de birdwatching buscam identificar diferentes espécies de aves através da observação de seus comportamentos, características físicas e vocalizações.
  2. Habitat Natural: O turismo de observação de aves ocorre em ambientes naturais, como florestas, pântanos, praias, montanhas e áreas rurais, onde as aves vivem e se reproduzem.
  3. Atividade Não-Invasiva: Os observadores de aves geralmente adotam uma abordagem não-invasiva, utilizando binóculos, telescópios e câmeras fotográficas para apreciar e registrar as aves sem perturbá-las.
  4. Conhecimento da Natureza: Envolve conhecimento e interesse pela vida selvagem, incluindo não apenas as aves, mas também outros aspectos do ambiente natural, como plantas, animais e ecossistemas.
  5. Conservação e Educação: Muitos praticantes de birdwatching são defensores da conservação da natureza e contribuem para a proteção das aves e seus habitats por meio de atividades educativas e de conscientização.
  6. Grupos e Excursões Especializadas: Existem grupos organizados e excursões especializadas dedicadas ao turismo de observação de aves, que oferecem experiências guiadas por especialistas para maximizar as oportunidades de avistamento.
  7. Interesse Científico: Além do aspecto recreativo, o birdwatching pode ter um componente científico, contribuindo para pesquisas e monitoramento de populações de aves em diferentes regiões.
  8. Localização Global: O turismo de observação de aves é praticado em todo o mundo, com destinos populares incluindo reservas naturais, parques nacionais e áreas de conservação que abrigam uma diversidade de espécies de aves.

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Projeto vai preservar manuscritos de José Américo de Almeida

Documentos manuscritos do renomado escritor e ex-ministro José Américo de Almeida estão sendo digitalizados por uma equipe de pesquisadores da Fundação Casa de José...