04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaPetrobras e BNDES vão criar fundo para apoiar startups

Petrobras e BNDES vão criar fundo para apoiar startups

A Petrobras e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estão embarcando em uma iniciativa conjunta para desenvolver um fundo destinado a apoiar empresas de tecnologia e inovação, especialmente aquelas envolvidas na transição energética. O anúncio foi feito pela estatal na semana passada.

A princípio, o fundo será estruturado na modalidade Corporate Venture Capital (CVC). Essa é uma forma de investimento de capital de risco corporativo. Desse modo, grandes empresas direcionam recursos para startups com potencial de crescimento, principalmente aquelas centradas em tecnologia. Isso permite que as corporações integrem esforços de inovação desenvolvidos por terceiros, tornando-os parceiros estratégicos.

- Continua depois da publicidade -

Nesta fase inicial de estudo do CVC, a Petrobras e o BNDES estão realizando uma análise para identificar os setores mais promissores para investimentos, priorizando temas relacionados à transição energética. Isso inclui a redução das fontes de energia poluentes, como os combustíveis fósseis, em prol de energias limpas, como a eólica, solar e biocombustíveis, alinhadas às estratégias de longo prazo das duas entidades.

LEIA TAMBÉM:
Caixa tem 59 imóveis no Nordeste com descontos de até 75%
Nordeste é a região do Brasil com menor incidência de dengue
Conheça cursinhos gratuitos no Nordeste para o Enem
Nordeste lidera matrículas em escola de tempo integral</a

Essa iniciativa conjunta ocorreu por meio de um acordo de cooperação técnica assinado em julho do ano passado, com foco nas áreas de óleo e gás. O acordo visa impulsionar a pesquisa científica, a transição energética, a descarbonização, o desenvolvimento produtivo e a governança. Este acordo tem uma duração inicial de 4 anos.

O que é uma Corporate Venture Capital (CVC)?

Corporate Venture Capital (CVC) é uma modalidade de investimento na qual grandes empresas investem em startups ou empresas emergentes em estágios iniciais de desenvolvimento. Esses investimentos têm o objetivo de obter retorno financeiro, mas também visando à obtenção de benefícios estratégicos para a empresa investidora.

Contudo, ao contrário dos fundos tradicionais de capital de risco, nos quais os investidores são instituições financeiras independentes, o CVC envolve investimentos feitos diretamente por corporações estabelecidas. Esses investimentos podem ocorrer em empresas que operam em setores relacionados aos negócios da empresa-mãe ou em áreas estratégicas para seu crescimento futuro.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste mira 100% de isenção no IPVA de carros elétricos
Os 10 maiores atletas nordestinos da história
Nordeste terá produção de combustível com planta nativa

Em suma, as empresas que se envolvem em Corporate Venture Capital geralmente buscam acessar novas tecnologias. Dessa forma, entrar em novos mercados ou diversificar seus produtos e serviços. Além do capital financeiro, as empresas investidoras muitas vezes fornecem recursos adicionais, como expertise, redes de contatos e acesso a clientes, para ajudar as startups a crescerem e terem sucesso.

 

REDAÇÃO com EPBR

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste comanda ranking CVC dos destinos mais procurados para as férias de julho

A operadora reforça a operação de voos exclusivos e bloqueios para algumas das cidades mais procuradas para o período, tanto em destinos nacionais quanto...