16 / 04 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaBilhete Único Fortaleza completa 10 anos beneficiando mais de 1,5 milhão usuários...

Bilhete Único Fortaleza completa 10 anos beneficiando mais de 1,5 milhão usuários cadastrados

O Bilhete Único (BU) Fortaleza completou 10 anos. Uma década marcada por muitas mudanças na mobilidade urbana, e pela consolidação do BU como recurso fundamental para o acesso ao transporte público de qualidade. Lançado em 15 de junho de 2013, BU revolucionou o transporte público na cidade, possibilitando que o usuário pegue quantos ônibus precise em um período de até duas horas pagando somente uma passagem.

Além de possibilitar que o usuário faça quantas viagens precisar pagando somente uma passagem a cada duas horas, o programa passou por diversas inovações ao longo dos anos, entre elas a integração com o Bicicletar e a criação do Bilhetinho Único, que concede a gratuidade da passagem para o público infantil. A aderência ao recurso pode ser observada pelo número de viagens feitas com o cartão, entre março, abril e maio deste ano foram em média 10.688.946.

- Continua depois da publicidade -

Uma das 1.503.621 usuárias cadastradas no Bilhete Único ao longo desses dez anos de existência, a vendedora Renária Nascimento conta que o BU lhe trouxe mais tranquilidade. “Ajuda a chegar em casa mais rápido, a não ter que ficar esperando tanto para poder chegar ao destino. Antes, se eu pegasse um ônibus e mais na frente tivesse que pegar outro, eu já pagava outro bilhete, e agora não, somente com uma passagem eu consigo fazer várias viagens”, observa.

A cozinheira Cristiane Coelho exibe o cartão do Bilhete Único com orgulho. A rotina diária inclui percursos com no mínimo três ônibus, o que torna o BU extremamente necessário. Ela lembra da vida antes da ferramenta. “Era bem ruim, mais difícil de pegar ônibus. Com o Bilhete Único eu gasto menos dinheiro e demoro menos”, compara.

Prestes a subir no ônibus junto com a família, Yago Castro calcula a economia e o conforto proporcionados pelo BU pensando também na esposa Vanderli e nos filhos Júlia e Victor Hugo. “Um percurso que a gente fazia em duas horas, estamos fazendo em meia hora. Então melhorou demais. E a economia também aumentou muito, porque a gente pagava duas, três passagens por pessoa, e hoje pagamos só uma. Faz uma diferença grande”, avalia.

Quais são os benefícios do Bilhete Único Fortaleza?

Por um período de até duas horas, o usuário poderá pegar quantos ônibus precisar, em todos os sentidos, trocando de linha em qualquer parada. Tudo isso pagando apenas uma passagem.
Além disso, é uma ferramenta simples e fácil de usar, que possibilita a integração entre todas as linhas do Sistema de Transporte Urbano, sem restrições de associações obrigatórias entre linhas específicas.

Quais foram as inovações realizadas nesses dez anos?
Em 2014, a Prefeitura de Fortaleza estendeu o benefício da integração “temporal” às Carteiras Estudantis Municipais, desde então, as carteirinhas passaram a funcionar de maneira semelhante ao Bilhete Único: o estudante pode pegar quantos ônibus for preciso em um intervalo de duas horas pagando somente uma meia passagem.

Em 2013, o BU Fortaleza chegou junto do Bicicletar, o Sistema de Bicicletas Compartilhadas de Fortaleza, facilitando o acesso gratuito às bicicletas. Ao indicar o número de seu Bilhete Único no aplicativo de cadastro do Bicicletar, o usuário passou a ter até uma hora grátis para utilização de uma das bicicletas compartilhadas, o que também facilita a integração entre os dois grandes modais: o Sistema de Transportes em Ônibus e as bicicletas do Bicicletar.

A partir de 2018, a Prefeitura criou ainda o Cartão Gratuidade Infantil, chamado carinhosamente de BILHETINHO, que proporciona acesso a gratuidade no Sistema de Transporte a crianças com idade inferior a 07 anos, desde que já não possuam Carteira Estudantil. Recentemente, a Etufor criou o Bilhete Único para Pessoas Com Mobilidade Reduzida, benefício voltado às pessoas com quadros clínicos de Redução Severa de Mobilidade.

Como emitir o Cartão Bilhete Único?

Basta ir a um dos pontos indicados no quadro levando o original e uma cópia do CPF, do RG e de um Comprovante de Residência atualizado. A emissão do Cartão BU é inteiramente gratuita, o processo de cadastramento leva menos de cinco minutos e o cartão é entregue na hora, pronto para ser utilizado.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste vai ganhar hubs no Recife e em Natal do Grupo Leveros

O Grupo Leveros, com sede em Assis (SP) e especializado em soluções de climatização, planeja iniciar sua expansão pelo Brasil a partir do calor...