20 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaBNDES e RN focam em projeto para beneficiar 1,8 milhão de pessoas

BNDES e RN focam em projeto para beneficiar 1,8 milhão de pessoas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) estão programando a assinatura de um contrato nesta quarta-feira, 17, para a estruturação de um projeto de esgotamento sanitário no estado. O objetivo é universalizar o acesso aos serviços para uma população de até 1,8 milhão de pessoas. A cerimônia contará com a presença da governadora Fátima Bezerra, do presidente da CAERN, Roberto Sérgio Linhares, e do diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa, e será realizada às 15h no Auditório da Governadoria, em Natal (RN).

O projeto de estruturação inclui estudos para a modelagem de uma parceria público-privada (PPP) para a prestação dos serviços de esgoto, visando à universalização até 2033 em 48 municípios atendidos pela CAERN. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS, 2021), apenas 33% dos residentes na área do projeto têm acesso ao serviço de esgoto.

- Continua depois da publicidade -
Fatima Bezerra

Marco histórico da CAERN

A governadora Fátima Bezerra ressalta a importância de manter o serviço como um bem público e universal. Ela destaca que a parceria com o BNDES representa um marco histórico no fortalecimento da CAERN, reforçando o compromisso com parcerias público-privadas para garantir água e saneamento básico à população.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste tem alerta de chuvas em 417 cidades de oito estados
Nordeste tem um dos destinos mais buscados por latinos
Neurocientista Nordestina é destaque da Revista Forbes

O diretor Nelson Barbosa considera a ação uma etapa importante para garantir a universalização do acesso ao serviço de esgotamento sanitário para a população potiguar, beneficiando 1,8 milhão de pessoas em 48 municípios até 2033.

A estruturação do projeto envolve a contratação de consultores especializados para apoiar o BNDES na modelagem do projeto, além do suporte à CAERN para a realização de audiências, consultas públicas e roadshows com investidores, incluindo a preparação e realização do leilão.

LEIA TAMBÉM:
Cidades do Norte e Nordeste terão programa para contratação de médicos
Destinos do Nordeste lideram procura por viagens no Carnaval
Zagallo: o maior do futebol do Nordeste e um gigante mundial
BBB 24: conheça os três representantes do Nordeste na casa

O presidente da CAERN, Roberto Sérgio Linhares, destaca que esse tipo de contrato tem sido celebrado por outras companhias e governos no Brasil, e o Rio Grande do Norte está aderindo a essa parceria com o BNDES, sendo uma companhia sólida do ponto de vista econômico-financeiro e preparada para esse momento.

Após a assinatura do contrato, o BNDES passará a ter sete dos nove estados da região Nordeste em sua carteira de estruturação de projetos de saneamento: Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Maranhão, Sergipe, Pernambuco e Ceará.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos