21 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaPetrobras vai dobrar refino em Abreu e Lima

Petrobras vai dobrar refino em Abreu e Lima

A Petrobras divulgou seus projetos de ampliação da produção na refinaria de Abreu e Lima (Rnest), localizada em Pernambuco, com um aumento de 160% nos próximos quatro anos.

O início das obras de expansão está previsto para o segundo semestre deste ano, com a conclusão estimada para 2028, embora os detalhes financeiros do projeto não tenham sido divulgados.

- Continua depois da publicidade -

A refinaria terá sua capacidade de processamento elevada para 260 mil barris de petróleo por dia, de acordo com Mariana Cavassin, gerente executiva de projetos de desenvolvimento da produção da estatal. Atualmente, a Rnest processa 100 mil barris diários.

A expansão da capacidade de Abreu e Lima, defendida pelos técnicos da Petrobras, incluirá a adição de aproximadamente 13 milhões de litros de Diesel S10 por dia à produção nacional. O novo segmento da refinaria, chamado Trem 2, está programado para iniciar operações em 2027, enquanto as obras de ampliação do Trem 1 existente começarão em 2024, visando aumento de carga e melhor escoamento de produtos.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste tem alerta de chuvas em 417 cidades de oito estados
Nordeste tem um dos destinos mais buscados por latinos
Neurocientista Nordestina é destaque da Revista Forbes

A primeira fase da expansão está prevista para o primeiro trimestre de 2025, aumentando a capacidade para 130 mil barris por dia. O projeto inclui a construção da primeira unidade Snox do refino brasileiro, programada para começar a operar em 2024.

A Petrobras não forneceu detalhes sobre os valores investidos em cada fase da expansão, citando licitações em andamento. Cavassin destacou que a ampliação passou por uma rigorosa avaliação econômica e foi aprovada pelo conselho de administração da Petrobras em 2023.

LEIA TAMBÉM:
Cidades do Norte e Nordeste terão programa para contratação de médicos
Destinos do Nordeste lideram procura por viagens no Carnaval
Zagallo: o maior do futebol do Nordeste e um gigante mundial
BBB 24: conheça os três representantes do Nordeste na casa

A previsão de investimento para a renovação do Trem 1 é de US$ 2 bilhões, como parte do plano estratégico de R$ 17 bilhões para 2024-2028. A obra deve gerar um pico de atividade em 2025, criando cerca de 30 mil empregos, sendo 10 mil diretos. Márcio Maia, gerente geral da Rnest, informou que a refinaria representa atualmente 6% da capacidade total de refino da Petrobras, com potencial para atingir 10%.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Gravatá promete entregar uma das maiores festas juninas de Pernambuco

Começado em 25 de maio, o Arraiá da Felicidade continua até 30 de junho, oferecendo apresentações gratuitas de artistas como Wesley Safadão, Nattan e...