Você já conhece a moda autoral do Nordeste? Esse movimento em ascensão tem mostrado toda a criatividade, diversidade e identidade cultural da região, que é responsável por 12% da produção têxtil e de confecções do Brasil. Mas, para se destacar nesse mercado competitivo, as marcas nordestinas precisam de apoio, capacitação e visibilidade.
Pensando nisso, o Instituto C&A e o hub de moda criativa Nordestesse lançaram um projeto para fortalecer 20 marcas de moda com foco no Nordeste. As inscrições estão abertas até o dia 12 de outubro e podem ser feitas de forma online e gratuita aqui.
As marcas selecionadas passarão por um processo de capacitação e mentoria, conduzido por profissionais consagrados no cenário da moda nordestina, como Marcus Figueiredo, Maria Zeferina, Antônio Castro, Celina Hissa e Isa Isaac Silva. Eles irão compartilhar seus conhecimentos e experiências sobre design, produção, sustentabilidade, comunicação e gestão.
Além disso, as cinco marcas que se destacarem já na fase de inscrição terão a oportunidade única de apresentar seus projetos de coleção e ter suas peças em destaque durante o Brasil Eco Fashion Week, o maior evento de moda sustentável da América Latina. Uma das marcas selecionadas terá a honra de realizar um desfile no evento, com todas as despesas custeadas pelo projeto.
O que é o Nordestesse?
O projeto é uma continuidade da parceria entre o Instituto C&A e o Nordestesse, que em julho de 2023 conectou dez marcas nordestinas lideradas por mulheres à loja online Galeria C&A. Essa iniciativa teve como objetivo ampliar o acesso das consumidoras a produtos que valorizam a cultura local e a diversidade brasileira.
Para Gustavo Narciso, diretor-executivo da C&A, “os estilistas do Nordeste ainda sofrem com a falta de visibilidade, apoio institucional insuficiente, infraestrutura inadequada e falta de profissionalização. Contudo, nesse sentido, o Instituto C&A tem realizado projetos para apoiar marcas e empreendedores na superação desses desafios, incluindo investimentos em capacitação, infraestrutura, visibilidade e apoio institucional”.
Se você tem uma marca de moda com foco no Nordeste ou conhece alguém que tenha, não perca essa chance de participar desse projeto incrível.