04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaCâmara mira ações para amenizar efeitos da seca no Nordeste

Câmara mira ações para amenizar efeitos da seca no Nordeste

Na próxima quinta-feira (14), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados se reunirá para debater medidas efetivas diante da seca atípica prevista para atingir o Nordeste entre fevereiro e maio de 2024. O encontro será realizado no plenário 4, às 10 horas, e é uma iniciativa do deputado Fernando Mineiro (PT-RN).

O Cenário Preocupante

Fernando Mineiro destaca que a combinação do fenômeno El Niño com os efeitos do aquecimento global resultará em uma severa estiagem no Nordeste. A preocupação do parlamentar é tem como base alertas feitos por especialistas, como o climatologista Carlos Nobre, que, desde novembro, vem ressaltando a anormalidade da seca, especialmente por ocorrer durante o período de chuvas.

- Continua depois da publicidade -

Convidados e Participação Científica

A audiência pública contará com a presença de especialistas e autoridades no assunto. Tudo isso para buscar uma discussão ampla e embasada sobre as medidas necessárias para lidar com as consequências previstas. Primordialmente, a participação da comunidade científica é fundamental. Cientistas já cobraram dos governos federal e estaduais políticas emergenciais para atender à população do semiárido nordestino e minimizar os prejuízos econômicos, especialmente na agropecuária.

Desafios e Impactos Econômicos

Estudos indicam que as temperaturas no Norte e no Nordeste podem exceder a média em 0,5°C a 2,5°C no próximo ano, intensificando os desafios enfrentados pela região. Diante desse cenário, torna-se imprescindível discutir e implementar ações que garantam a segurança hídrica, o apoio à agricultura e pecuária locais, bem como a mitigação dos impactos sociais decorrentes da seca.

LEIA TAMBÉM:
Qual o melhor time do Nordeste na era dos pontos corridos?
Halo Solar: três cidades do Nordeste registram raro fenômeno
Nordestina está entre as 25 mulheres mais poderosas do mundo

Conscientização e Urgência

O deputado Mineiro enfatiza a necessidade de conscientização e urgência na tomada de decisões. A seca prevista não é apenas uma questão climática; é um desafio socioeconômico que exige respostas rápidas e eficazes. O evento na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é um passo importante nesse processo. Ao mesmo tempo reunindo especialistas, legisladores e demais envolvidos para buscar soluções coletivas.

Em suma, fiquemos atentos aos desdobramentos dessa importante discussão e às medidas para enfrentar a seca atípica que se avizinha no Nordeste brasileiro.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Conheça a startup nordestina que ajuda a realizar cirurgias

A startup maranhense Syn Saúde está revolucionando o acesso a cirurgias eletivas no Brasil. Fundada em 2021 por Ana Lemos e Dener Zandonadi, a empresa atua como uma facilitadora, conectando hospitais,...