20 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCidadesCapital do Nordeste pode mudar de nome em breve

Capital do Nordeste pode mudar de nome em breve

Você sabia que a capital da Paraíba pode ter seu nome alterado em breve? Isso mesmo, a tranquila e bela João Pessoa, que atrai milhares de turistas todos os anos, pode voltar a se chamar Parahyba, como era conhecida até 1930. Mas como isso pode acontecer?

Tudo depende de um plebiscito, ou seja, uma consulta popular que tem previsão na Constituição do estado desde 1988, mas que nunca ocorreu. Segundo o artigo 82 dos dispositivos transitórios, o Tribunal Regional Eleitoral deveria realizar uma pesquisa para saber qual o nome de preferência dos moradores da cidade.

- Continua depois da publicidade -

A questão é que essa consulta nunca saiu do papel, e agora uma ação judicial está cobrando que ela seja feita. A ação foi liberada para ser julgada pelo TRE-PB no último dia 25 de outubro, e reacendeu a antiga discussão sobre o nome da cidade.

Mas por que João Pessoa se chama assim?

A resposta está na história política do Brasil. Em 1930, o presidente do estado da Paraíba, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, foi assassinado em Recife, em um crime que teve motivações pessoais, mas que foi usado como estopim para a Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder. Em homenagem ao político morto, a capital paraibana, que se chamava Parahyba, passou a se chamar João Pessoa.

Capa do jornal paraibano A União noticiando a morte de João Pessoa.

No entanto, nem todos concordaram com essa mudança. Alguns grupos defendem que o nome original da cidade, Parahyba, se adequa por ser uma referência ao rio que banha a região e à origem indígena do termo. Há inclusive um movimento chamado “Paraíba, Capital Parahyba”, que existe há 15 anos e que pede pela volta do antigo nome.

Quando será o plebiscito?

A realização do plebiscito ainda não é certa, pois depende de questões jurídicas e orçamentárias. Além disso, há divergências sobre a forma como ocorreria o pleito. Mesmo assim, o assunto tem gerado polêmica na cidade, e muitos moradores já têm sua opinião formada sobre o nome que preferem.

E você, o que acha dessa possível mudança? Você prefere João Pessoa ou Parahyba? Deixe seu comentário e participe da discussão!

LEIA TAMBÉM:
Nordeste lidera novas rotas com 62 voos só na alta temporada
Nordeste tem maior cidade do Brasil com tarifa zero no transporte
O plano de transformar os tubarões de PE em atração turística

Você conhece a história da cidade de João Pessoa?

João Pessoa teve sua fundação em 1585, com o nome de Filipeia de Nossa Senhora das Neves, em homenagem ao rei Filipe II da Espanha, que na época governava Portugal e suas colônias. João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil, depois de Salvador e Rio de Janeiro, e a última fundada no século XVI. A cidade possui:

  • Um rico patrimônio histórico, cultural e natural.
  • Chama atenção pela sua arborização, praias e a Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas.
João Pessoa é uma das cidades preferidas dos turistas que visitam o Nordeste.

Ao mesmo tempo, a cidade recebeu recentemente o título de a “Melhor do Brasil para se viver. Em paralelo, o último Censo do IBGE registrou que a cidade foi a capital no país que mais recebeu novos moradores.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Lula convoca reunião com governadores do Nordeste

Nesta quinta-feira (20), Fortaleza se torna o palco de um importante encontro político. O presidente Lula, está no Ceará para anunciar investimentos significativos nas...