08 / 05 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioTopoO plano de transformar os tubarões de PE em atração turística

O plano de transformar os tubarões de PE em atração turística

Um plano ousado de um pré-candidato pernambucano: fazer dos tubarões que aparecem nas praias do município um atrativo turístico. A ideia é do pré-candidato e  ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PT), já posta como proposta para as eleição municipal do próximo ano

O político afirma que, se eleito, pretende adquirir uma embarcação com fundo transparente para levar os visitantes a observar os animais marinhos de perto, sem risco de ataque.

- Continua depois da publicidade -

A inspiração de Elias Gomes vem de sua experiência como administrador de Fernando de Noronha entre 1995 e 1996, quando ele recebeu do Projeto Golfinho Rotador um barco chamado Stenella, usado para observação de golfinhos na ilha. Segundo ele, os tubarões em Jaboatão poderiam ter o mesmo efeito que os golfinhos em Noronha, atraindo turistas do mundo inteiro para ver essas criaturas fascinantes.

“Como os golfinhos em Noronha, os tubarões na Igrejinha de Candeias (Piedade) serão uma atração. Se for entrar na água é numa rede ou numa piscina no barco. Isso iria atrair turistas do mundo inteiro para ver tubarão”, afirmou Elias Gomes.

A ideia já está pronta

A princípio, o ex-prefeito disse que já tem um projeto pronto para implantar essa ideia, que envolve também a construção de um píer e a revitalização da orla de Candeias. Ele afirmou que o investimento seria baixo e que o retorno seria alto, tanto para o município quanto para os moradores e comerciantes da região.

LEIA TAMBEM:
Governo anuncia leilão de rodovias de 5 estados do Nordeste
Nordeste é a região que mais cresce no Brasil e vai expandir com turismo e energia limpa
Estado do Nordeste vai explorar petróleo em local desafiador

Elias Gomes foi prefeito de Jaboatão dos Guararapes por dois mandatos, entre 2009 e 2016. Ele tentou se eleger governador de Pernambuco em 2018, mas ficou em quarto lugar. Agora, ele quer voltar à prefeitura com uma proposta inovadora e polêmica. Ao mesmo tempo, pode mudar a forma como as pessoas veem ele e os tubarões nas praias de Jaboatão.

A tabela abaixo mostra as espécies de tubarão que aparecem na Grande Recife.

que aparecem na Grande Recife, usando as informações que encontrei na web. Veja se você gosta desta tabela:

Espécie Nome científico Características Frequência de aparicões
Tubarão-lixa Ginglymostoma cirratum Tem o corpo achatado e a boca na parte inferior da cabeça. Alimenta-se de crustáceos, moluscos e peixes pequenos. É considerado pacífico e não costuma atacar humanos. Ocorre o ano inteiro na região e o número de seus exemplares está aparentemente aumentando.
Tubarão-flamengo Carcharhinus acronotus Tem o corpo esguio e a ponta da nadadeira dorsal preta. Alimenta-se de peixes ósseos, crustáceos e cefalópodes. É considerado oportunista e pode atacar humanos se sentir ameaçado. Parece ter diminuído ao longo dos anos na região.
Tubarão-tigre Galeocerdo cuvier Tem o corpo robusto e listras escuras no dorso. Alimenta-se de peixes, tartarugas, aves, mamíferos e até outros tubarões. É considerado agressivo e responsável pela maioria dos ataques a banhistas em Recife. Frequenta as águas costeiras da região durante o primeiro ano de vida, especialmente entre janeiro e setembro. No último trimestre do ano, se desloca para águas oceânicas mais profundas.
Tubarão-cabeça-chata Carcharhinus leucas Tem o corpo cinza-escuro e a cabeça larga e achatada. Alimenta-se de peixes, crustáceos, moluscos, répteis e mamíferos. É considerado territorialista e perigoso para os humanos. É menos frequente do que o tubarão-tigre na região, mas também está envolvido em alguns ataques.

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste tem 5 times no TOP 20 do ranking digital de clubes

No cenário do futebol brasileiro, a competitividade vai além das quatro linhas; ela também se estende às redes sociais. Um recente levantamento do IBOPE...