16 / 04 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEntretenimentoCapital no Nordeste sedia Festival Cultural da China

Capital no Nordeste sedia Festival Cultural da China

João Pessoa vai sediar de sexta-feira (23) até domingo (25) o Festival Cultural da China, que vai homenagear os 50 anos das relações bilaterais entre o Brasil e o país asiático. O evento é realizado a partir de uma parceria do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), da Agência de Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba, do Consulado da China em Recife e da Universidade de Dalian.

O festival vai acontecer de forma totalmente gratuita e vai ocorrer no Espaço Cultural José Lins do Rego. A programação foi definida a partir de uma série de reuniões envolvendo as equipes técnicas das diferentes instituições organizadoras e foram priorizadas atividades que promovessem uma maior aproximação cultural entre os países.

- Continua depois da publicidade -

“A China hoje é o principal parceiro comercial do Brasil e, apesar da distância, os dois países têm muito em comum”, comentou Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba. “Aliás, o nosso estado em especial tem muitos negócios e muitas parcerias com o governo e com empresários chineses. Então para a gente é uma honra organizar e acolher um festival que ressalta os 50 anos dessa amizade”, completou.

A abertura vai acontecer na noite da sexta-feira (23), a partir das 19h, no Teatro Paulo Pontes. Além da solenidade oficial de celebração da amizade entre os dois países, a noite vai ser marcada por apresentações musicais e de dança.]

Confira a programação

Estão programadas, por exemplo, a apresentação da Companhia Raízes, de Campina Grande. Ela trará danças populares nordestinas e chinesas. Além disso, apresentações de diferentes duetos formados por brasileiros e chineses. Além disso, vão ter apresentações do Quinteto UFRN e do Sexteto Potiguar. Eles vão se revezar entre músicas da cultura nordestina e da cultura chinesa.

Por fim, haverá ainda uma apresentação conjunta com 25 musicistas da Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e 20 musicistas da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba.

O que terá no Festival Cultural da China?

Em todos esses espaços haverá, palestras, lançamentos de livros, oficinas, apresentações musicais, feirinhas, exibições de artes marciais, entre outros. Sempre privilegiando um diálogo com os costumes e com as culturas do Brasil e da China.

Entre as oficinas, estão as de nó chinês, grampo de cabelo, pintura em leque, lanternas, pintura facial, pintura chinesa, sachê perfumado e paper cutting. Já com relação às exibições de artes marciais, vai ter de tai chi, kung fu e kung fu com leques. Tudo de forma gratuita, mas privilegiando a ordem de chegada dos interessados.

Para a professora Ana Berenice Peres Martorelli, diretora de relações interinstitucionais da Agência de Cooperação Internacional da UFPB, o evento serve principalmente para promover a aproximação dos dois países e a integração das duas culturas.  “Apenas no âmbito da UFPB, são várias as parcerias acadêmicas, de pesquisas e de estudos entre os dois países. Além de projetos tecnológicos sendo desenvolvidos através de cooperação técnica entre universidades brasileiras e chinesas. Então são muitos os motivos para fortalecer esses laços”, resumiu.

Duas novidades adicionais estão previstas para o evento. Uma delas é a apresentação dupla do grupo de dança chinês Hua Xin. A outra é a Sala das Crianças, um espaço que vai permanecer aberto ao longo de todo o evento. Lá, terá contação de história, desenho, pintura facial e desenho para colorir para a criançada. Tudo isso como forma de permitir que as mães possam vivenciar o festival sem se preocupar com a segurança e o bem estar de seus filhos.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Cinco praias do Nordeste para programar seu próximo feriado

Quando se fala em praias paradisíacas, o Nordeste é um destino que logo vem à mente. Com suas águas cristalinas, areias douradas e uma...