22 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoCaso de sucesso da Paraíba na cobertura vacinal ganha destaque em lançamento...

Caso de sucesso da Paraíba na cobertura vacinal ganha destaque em lançamento de campanha de incentivo à vacinação do Unicef

O caso de sucesso da Paraíba, que em 2022 foi reconhecido nacionalmente como o primeiro estado a atingir a cobertura vacinal contra a pólio, ganhou destaque nesta quinta-feira (26) na apresentação nacional do Unicef e parceiros de 18 estados brasileiros, durante o lançamento da campanha de incentivo à vacinação infantil intitulada “Vá sim! Vacine-se! Ame, proteja, vacine nossas crianças”. O lançamento foi on-line, pelo canal do Unicef no YouTube.

“Foi um trabalho articulado com os 223 municípios paraibanos, através de um planejamento feito com o Cosems-PB”, explicou a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Márcia Mayara, responsável pela apresentação dos resultados da Paraíba durante o lançamento da campanha do Unicef.

- Continua depois da publicidade -

Márcia detalhou as ações implantadas no estado para obter o bom resultado de cobertura vacinal: monitoramento dos dados de doses aplicadas, diariamente; reuniões e sensibilizações, com os municípios de baixas coberturas; acompanhamento diário da inserção das doses aplicadas no Sistema de Informação; emissão de relatório dos faltosos e mapeamento de novas intervenções para subsidiar o planejamento, a operacionalização, o monitoramento e a avaliação das ações.

Ela lembrou que, nos meses de julho, agosto e setembro de 2022, foi aplicado um instrumento em todas as salas de vacina do estado, com o objetivo de levantar as fragilidades e potencialidades em cada eixo do projeto, com atenção aos sistemas de informação e equipe de bolsistas e técnicos da SES construíram o diagnóstico situacional.

“A partir desses diagnósticos, serão realizadas oficinas para construção do plano de ações para a melhoria das coberturas vacinais. Foram construídos os nove procedimentos operacionais padrões (POPs) para sala de vacina dos 223 municípios e estamos trabalhando com análise dos dados vacinais nos sistemas de informação e intervenções”, falou Márcia.

A campanha “Vá sim, Vacine!” pretende sensibilizar sobre esse cenário tanto a população quanto as equipes de saúde, assistência social e educação dos 2.023 municípios brasileiros que participam do Selo Unicef, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

CCJ do Senado aprova projeto de lei que libera cassino e bingo no país

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (19), por 14 votos a 12, o relatório sobre um projeto de...