04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoCeará é o 1º estado do Nordeste em Sustentabilidade Ambiental

Ceará é o 1º estado do Nordeste em Sustentabilidade Ambiental

O Ceará conquistou um marco significativo ao ser reconhecido como o 1º Estado do Nordeste em Sustentabilidade Ambiental, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados 2023. Elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CPL), esse estudo destaca a posição do Ceará como o 12º estado mais sustentável do Brasil, evidenciando seu compromisso com políticas públicas voltadas para o bem-estar social e a proteção dos recursos naturais.

O ranking compara os 27 estados brasileiros com base em 10 pilares temáticos, sendo um deles a Sustentabilidade Ambiental. Entre os critérios avaliados estão emissões de CO2, serviços urbanos, destinação do lixo, tratamento de esgoto, perda de água, reciclagem de lixo, coleta seletiva, desmatamento, entre outros.

- Continua depois da publicidade -

Vilma Freire, secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, expressou sua satisfação com o resultado, destacando que o Ceará está no caminho certo para se consolidar como referência nacional na proteção dos recursos naturais e no desenvolvimento sustentável. O estado se destaca não apenas entre os nordestinos, mas também em nível nacional, sendo o 12º colocado no Ranking Geral de Sustentabilidade.

O estudo ressalta a importância de um desenvolvimento econômico sustentável a longo prazo, alertando para os riscos de restrições ambientais severas comprometerem esse padrão. Nesse contexto, o Estado desempenha um papel fundamental como indutor de um modelo de desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável, tanto nas áreas urbanas quanto rurais.

LEIA TAMBÉM:
Cidades do Nordeste ganharão novos voos para a Europa
FNE: Governo injetará R$ 36,6 bilhões em estados do Nordeste
Descubra cinco destinos do Nordeste além das praias
Conheça o local do Nordeste que é a bola da vez da mineração

O que é o Ranking de Competitividade dos Estados?

O Ranking de Competitividade dos Estados, concebido pelo CLP em 2011, possui uma metodologia sólida. Ao mesmo tempo, ocorre com base em estudos de benchmarking internacional e literatura acadêmica especializada. Com seus 10 pilares temáticos, essa pesquisa visa fornecer direcionamentos para a atuação dos líderes públicos estaduais. Desse modo, reconhecendo a importância dos governos locais e regionais na promoção da sustentabilidade como valor fundamental para o desenvolvimento.

O resultado alcançado pelo Ceará reforça o compromisso do estado em promover políticas públicas que visam o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Assim, contribuem para um futuro mais sustentável e próspero para todos os cearenses.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Capital no Nordeste lança plano para ter 700 km de ciclovias

Uma capital no Nordeste deu um grande passo em direção a uma mobilidade mais sustentável e inclusiva. Isso porque o prefeito de Salvador, Bruno...