03 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEntretenimentoCine Ceará ensina alunos de escolas públicas de Fortaleza e São Gonçalo...

Cine Ceará ensina alunos de escolas públicas de Fortaleza e São Gonçalo do Amarante a fazer cinema

Cine Ceará ensina alunos de escolas públicas de Fortaleza e São Gonçalo do Amarante a fazer cinema

A ação faz parte do projeto de formação do 33° Cine Ceará, que teve sua programação realizada em 2023 e conta com parceria do Complexo do Pecém e da Cegás

Com o uso de lápis, papel e imaginação, estudantes de escolas públicas vão aprender sobre Cinema de Animação e produzir um curta-metragem. O aprendizado acontecerá por meio de oficinas de Cinema de Animação/Desenho Animado promovidas pelo Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. 

- Continua depois da publicidade -

Duas cidades vão receber a atividade, que será ministrada pelo professor e cineasta Telmo Carvalho: São Gonçalo do Amarante, em parceria com o Complexo do Pecém, e Fortaleza, em parceria com a Cegás. No total, cerca de 80 crianças, a partir de 12 anos, terão a oportunidade de conhecer como se faz um filme de animação e produzir o próprio curta-metragem.

Em São Gonçalo do Amarante, a atividade acontecerá entre os dias 12 e 15 de março, na Associação das Famílias do Pecém (ASFAP), com duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde. Cada grupo de participantes vai produzir um filme com os temas “Tecnologia” e “Meio Ambiente – animais marinhos”.

LEIA TAMBÉM:
Caixa tem 59 imóveis no Nordeste com descontos de até 75%
Nordeste é a região do Brasil com menor incidência de dengue
Conheça cursinhos gratuitos no Nordeste para o Enem
Nordeste lidera matrículas em escola de tempo integral</a

Em Fortaleza, serão também duas turmas de oficina, de 20 a 22 de março, tendo como participantes alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Iracema, no bairro José de Alencar (EEMTI Iracema). O resultado será a produção de filmes cujos temas são “Como o lixo pode gerar energia” e “Iracema na cultura cearense”.

Cine Ceará_Oficina de Animação_Telmo Carvalho foto Luiz Alvez

LEIA TAMBÉM:
Cidades do Nordeste ganharão novos voos para a Europa
FNE: Governo injetará R$ 36,6 bilhões em estados do Nordeste
Descubra cinco destinos do Nordeste além das praias
Conheça o local do Nordeste que é a bola da vez da mineração

Sobre a oficina

Em cada oficina, com duração de 9 horas, os alunos vão conhecer um pouco sobre a história da animação e aprender sobre as técnicas e os equipamentos básicos utilizados na produção de um filme. A parte prática será a produção de um curta-metragem de animação, desde a criação do roteiro, personagens e cenários, resultando em um vídeo de 1 minuto de duração. Cada participante recebe uma cópia do filme produzido, o making of e o certificado de conclusão da atividade. A ação faz parte do projeto de formação do 33° Cine Ceará, que teve sua programação realizada em 2023.

A itinerância do 33º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, da Bucanero Filmes e da Associação Cultural Cine Ceará. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira. Promoção: Sistema Verdes Mares. Patrocínio: Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), Cegás, Complexo do Pecém, Banco do Nordeste e Governo Federal. Patrocínio Vip: Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá. Patrocínio Master: Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e Itaú.

SERVIÇO

Itinerância do 33° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – [Oficinas de Cinema de Animação]: De 12 a 15 de março, em São Gonçalo do Amarante, e de 20 a 22 de março em Fortaleza, na EEMTI Iracema (Rua Egídio de Oliveira, 250, bairro José de Alencar). Atividade para alunos da escola.Site: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: Festival Cine Ceará. E-mail: [email protected].

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Capital no Nordeste lança plano para ter 700 km de ciclovias

Uma capital no Nordeste deu um grande passo em direção a uma mobilidade mais sustentável e inclusiva. Isso porque o prefeito de Salvador, Bruno...