05 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoComo a Bahia virou referência no tratamento do câncer de mama

Como a Bahia virou referência no tratamento do câncer de mama

A Bahia se destaca no cenário nacional quando o assunto é rastreamento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. O Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama é uma iniciativa itinerante da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e está fazendo a diferença na vida das mulheres baianas.

Ao mesmo tempo, algumas iniciativas são preponderantes para o estado nordestino atingir esse nível de excelência. Abaixo listamos alguns deles:

- Continua depois da publicidade -

Ampliação do Acesso à Mamografia

  • Cobertura: A princípio, o programa tem como objetivo ampliar a possibilidade de mulheres de 50 a 69 anos realizarem mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Atuação: As unidades móveis equipadas com mamógrafos estão previstas para chegar a 131 municípios baianos até o fim do ano.
  • Resultados: Nos últimos 10 anos, mais de 1 milhão de mamografias bilaterais e 82 mil ultrassonografias foram realizadas, ultrapassando os 417 municípios do estado.

Estratégias de Atendimento

  • Feiras Saúde Mais Perto: As unidades móveis podem ser disponibilizadas em feiras de saúde, proporcionando acesso direto à mamografia. Um exemplo foi a Feira Março de Todas as Mulheres, realizada em Salvador de 8 a 10 de março.
  • Atendimento Aberto: Nas Feiras Saúde Mais Perto, o atendimento é para todas as mulheres, bastando apresentar RG, CPF e cartão do SUS.
  • Agendamento: Em algumas edições, é possível realizar um agendamento prévio pelo site da Sesab.

Importância do Diagnóstico Precoce

  • Taxa de Sobrevivência: A mamografia é essencial para o diagnóstico precoce, possibilitando uma taxa de cura de até 95%.
  • Tratamento Garantido: Além dos exames de rastreamento, o programa garante o tratamento das pacientes que apresentarem alguma alteração detectada durante o exame.

Rede de Assistência

  • O tratamento está disponível em várias cidades da Bahia, incluindo Vitória da Conquista, Jequié, Porto Seguro, Barreiras, Irecê, Juazeiro e Caetité.

Rastreamento indo até o paciente

De acordo com Paulo Barbosa, subsecretário da Saúde do Estado, a importância da oferta de assistência na região do paciente é primordial para aumentar o sucesso no tratamento. Dessa forma aumentar os indíces de cura e reduzir a mortalidade pela doença.

Em suma, o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama na Bahia é um exemplo de comprometimento com a saúde das mulheres. Dessa forma, leva diagnóstico e tratamento para mais perto da população e contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Cidade do Nordeste surpreende em ranking de menor desperdício de água

Uma cidade do Nordeste é destaque em ranking dos municípios que menos desperdiçam água. Caruaru, conhecida pelo seu forte apelo cultural e econômico no...