05 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEditorialComo os estudantes do Nordeste podem se destacar no Enem

Como os estudantes do Nordeste podem se destacar no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal forma de ingresso no ensino superior no Brasil. A cada ano, milhões de estudantes se preparam para enfrentar as provas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação, que avaliam seus conhecimentos e habilidades.

Mas como os estudantes do Nordeste podem se destacar no Enem e conquistar uma vaga na universidade dos seus sonhos? Vamos dar algumas dicas de como aproveitar as potencialidades dessa região tão rica e diversa, que tem muito a contribuir para o desenvolvimento do país.

- Continua depois da publicidade -

Conheça a sua realidade

O Nordeste é uma região que abrange nove estados e mais de 50 milhões de habitantes, com uma grande variedade de culturas, histórias, paisagens e desafios. Conhecer a sua realidade é fundamental para se preparar para o Enem, pois permite que você tenha uma visão crítica e contextualizada dos temas que podem cair na prova.

Por exemplo, você pode estudar sobre a história da região, desde a colonização até os movimentos sociais e políticos que marcaram a região, como a Revolução Pernambucana, a Confederação do Equador, o Cangaço, a Guerra de Canudos e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Você também pode aprender sobre a geografia do Nordeste, suas características físicas, climáticas, hidrográficas, vegetais e humanas, bem como os problemas ambientais e socioeconômicos que afetam a região, como a seca, a desertificação, a desigualdade, a violência e a migração.

Candidatos chegam para o primeiro dia de provas do ENEM
Candidatos chegam para o primeiro dia de provas do ENEM

Além disso, você pode valorizar a cultura do Nordeste, suas manifestações artísticas, literárias, musicais, religiosas e folclóricas, que expressam a identidade e a resistência do povo nordestino. Você pode se inspirar em obras de autores como Graciliano Ramos, Jorge Amado, Rachel de Queiroz, João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, José Lins do Rego, Patativa do Assaré, entre outros. Você também pode apreciar a música do Nordeste, que vai do baião ao forró, do maracatu ao frevo, do xote ao axé, do samba ao rap, sem esquecer de ícones como Raul Seixas, Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elba Ramalho, Daniela Mercury, Baiana System, dentre outros.

LEIA TAMBÉM:

Capital do Nordeste pode mudar de nome em breve
Nordeste lidera novas rotas com 62 voos só na alta temporada
Nordeste tem maior cidade do Brasil com tarifa zero no transporte
O plano de transformar os tubarões de PE em atração turística

Aproveite as oportunidades

O Nordeste é uma região que oferece muitas oportunidades para os estudantes que querem se destacar no Enem. Uma delas é o acesso à educação de qualidade, que vem melhorando nos últimos anos, graças a iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Esses programas permitem que os estudantes da região tenham mais chances de cursar o ensino técnico e superior, em instituições públicas ou privadas, com bolsas de estudo ou financiamento. Além disso, há diversas universidades federais e estaduais no Nordeste, que oferecem cursos de excelência em diversas áreas do conhecimento, como a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), entre outras.

A UFBA é uma das universidades mais antigas do Brasil.

Outra oportunidade é o acesso à informação e à tecnologia, que também vem aumentando no Nordeste, graças à expansão da internet, da telefonia móvel, da televisão digital e de outros meios de comunicação. Esses recursos permitem que os estudantes do nordeste possam se informar sobre os acontecimentos do mundo, se atualizar sobre os conteúdos do Enem, se comunicar com outros estudantes e professores, e utilizar ferramentas digitais para estudar, como aplicativos, plataformas, simulados, videoaulas, podcasts, entre outros.

Acredite no seu potencial

O Nordeste é uma região que tem muito potencial para se desenvolver e se destacar no cenário nacional e internacional. E os estudantes do Nordeste são parte fundamental desse processo, pois são eles que vão construir o futuro da região, com suas ideias, projetos, sonhos e realizações.

E o Enem é um ótimo caminho para isso. Basta lembrar que os estudantes nordestinos se destacam ainda mais na competitividade para ingressar no ensino superior. Em 2021, eles aparecem com 18% de chances de estarem entre as notas que permitem conseguir uma vaga nos cursos mais concorridos, como Medicina e Engenharias. É o maior percentual do Brasil, batendo inclusive o Sudeste, que tem 17%.

Por isso, acredite no seu potencial e não desista dos seus objetivos. Supere as dificuldades, de vencer os obstáculos, de aprender com os erros, de crescer com os acertos, de se preparar para o Enem e de conquistar uma vaga na universidade dos seus sonhos.

Foto destaque: Curso Fernanda Pessoa

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Conheça a startup nordestina que ajuda a realizar cirurgias

A startup maranhense Syn Saúde está revolucionando o acesso a cirurgias eletivas no Brasil. Fundada em 2021 por Ana Lemos e Dener Zandonadi, a empresa atua como uma facilitadora, conectando hospitais,...