04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioTurismoConheça a “Rota das Flores” no Brejo Paraibano

Conheça a “Rota das Flores” no Brejo Paraibano

Sebrae e parceiros lançam projeto que vai inserir visitas às floriculturas e experiências gastronômicas com flores nos passeios turísticos da região

A região do brejo paraibano agora oferece um itinerário turístico inédito para seus visitantes. A recém-lançada “Rota das Flores”, apresentada nesta segunda-feira (4), incorpora os campos de cultivo de flores, estabelecimentos floriculturais e restaurantes especializados em produtos florais à programação turística. Essa iniciativa, promovida pelo Sebrae/PB em colaboração com a Associação de Desenvolvimento Sustentável de Macacos e Furnas e a Cooperativa de Floricultores do Estado da Paraíba, visa fortalecer a economia das cidades participantes.

ROTA DAS FLORES
ROTA DAS FLORES

Segundo Jacy Viana, gerente da agência do Sebrae em Guarabira, o projeto é resultado da atuação da instituição na região, em conjunto com o apoio de associações e entidades representativas dos produtores. Essa colaboração inclui a oferta de cursos, capacitações, consultorias, visitas técnicas e feiras.

“A rota integrará os produtores de flores e vasos, gerando recursos significativos na economia do brejo. É uma oportunidade única para explorar diversas floriculturas, degustar iguarias à base de flores comestíveis e atrair mais turistas para a região”, destacou Viana.

- Continua depois da publicidade -

LEIA TAMBÉM:
Cidade do Nordeste registra a maior temperatura do Brasil no fim de semana
João Pessoa está no pódio do Prêmio Melhores Destinos do Brasil
Como o presidente da França ajudou Lula a se aproximar de governadora do Nordeste

Além da visita aos campos de cultivo e floriculturas, os turistas terão a chance de conhecer as histórias por trás dos produtores, em sua maioria mulheres. Vanda Martins Alves, uma agricultora de Areia, compartilhou sua trajetória desde 2005, quando começou a cultivar flores timidamente no quintal de sua casa. Com o apoio contínuo do Sebrae, Vanda e sua irmã abriram a floricultura Paraíso das Flores em 2020. Hoje, cultivam mais de 15 espécies de flores comestíveis, entregando para restaurantes em diversas cidades.

Vanda Martins
Vanda Martins

A agência Flor da Trilha, uma das organizadoras dos passeios, planeja agregar a visitação às floriculturas e restaurantes especializados em flores comestíveis e Pancs ao roteiro tradicional, que inclui engenhos de cana-de-açúcar e centros históricos das cidades. Jacy Viana enfatiza que esse novo atrativo é um impulso adicional para a economia das cidades participantes, como Areia, Pilões, Solânea e Campina Grande, beneficiando floriculturas, hotéis e a região como um todo, proporcionando mais oportunidades de geração de recursos.

LEIA TAMBÉM:
Conheça as profissões em alta no Nordeste para 2024
Cinco artistas nordestinos que nos deixaram em 2023
Quem é o poeta nordestino que ganhou uma lei de homenagem?
Nordeste ganhará cidade internacional com 100 mil novos empregos

Conheça mais sobre a Região do  Brejo Paraibano

Guarabira

Bananeiras

Pilões

Areia

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Pernambuco tem redução de 11,6% nos homicídios em maio. No Recife, queda foi de 34%

Em reunião do programa Juntos pela Segurança nesta segunda-feira em Recife, , a governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause, acompanharam os indicadores...