04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaCeará vive 'boom' na construção civil e gera 7 mil novos empregos

Ceará vive ‘boom’ na construção civil e gera 7 mil novos empregos

O mercado de construção civil de Fortaleza, Ceará, é um dos mais promissores e dinâmicos do país, com perspectivas de crescimento e desenvolvimento para os próximos anos.

Segundo cos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor da construção civil gerou 7.044 novos empregos no Ceará, até agosto de 2023, chegando a um total de 74.344 trabalhadores com carteira assinada. O setor foi o segundo que mais criou vagas no estado, ficando atrás apenas dos Serviços (23.856).

- Continua depois da publicidade -

O secretário do Trabalho, Vladyson Viana, afirma que os números devem aumentar ainda mais com a volta do programa Minha Casa, Minha Vida. Ele destaca:

“Nós, da Secretaria do Trabalho, temos o papel de apoiar a expansão dessas oportunidades, por meio de várias estratégias, como a criação de um ambiente propício para o desenvolvimento de novos empreendimentos”

É importante ressaltar que o setor ainda tem uma predominância masculina, pois das 7.044 vagas abertas, em 2023, 6.199 foram ocupadas por homens, principalmente com ensino médio completo. Outro aspecto relevante do setor é a diversidade de oportunidades em relação à idade, pois, no período, houve contratações de trabalhadores entre 18 a 64 anos.

SEGMENTO COM MAIS DE 74 MIL CONTRATAÇÕES EM 2023

A maior parte dos profissionais contratados pelo setor trabalha na construção de edifícios (38.220). Os outros se dividem entre os Serviços Especializados para Construção (18.683) e as Obras de Infraestrutura (17.441).

CENÁRIO ATUAL

O mercado de construção civil de Fortaleza, Ceará, está em um momento de recuperação e crescimento, após enfrentar os desafios impostos pela pandemia de Covid-19. Segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), a previsão é que o setor fature cerca de R$ 3 bilhões na capital cearense em 2023, superando as expectativas iniciais1.

O Sinduscon-CE também aponta que a construção civil em Fortaleza tem se destacado pela inovação e competitividade, com a adoção de novas tecnologias e práticas sustentáveis. Um exemplo é o Programa BIM Colaborativo, que integra construtoras e incorporadoras para revolucionar o modo de construir, usando a modelagem da informação da construção2.

LEIA TAMBEM:
Governo anuncia leilão de rodovias de 5 estados do Nordeste
Nordeste é a região que mais cresce no Brasil e vai expandir com turismo e energia limpa
Estado do Nordeste vai explorar petróleo em local desafiador

Além disso, o mercado imobiliário de Fortaleza tem apresentado uma alta demanda por imóveis residenciais e comerciais, impulsionada pelo aumento da renda, do crédito e da confiança dos consumidores. Segundo o Sinduscon-CE, o número de unidades lançadas na capital cearense cresceu 41% no primeiro semestre de 2023, em relação ao mesmo período de 20223.

Diante desse cenário favorável, o Sinduscon-CE tem realizado diversas ações para apoiar e valorizar os profissionais e as empresas do setor, como o Prêmio da Construção, que homenageia os grandes destaques da construção civil no estado2. O sindicato também oferece serviços gratuitos para os associados, como cursos, consultorias, assessorias e convênios2.

CONTRUTORA SEMIFINALISTA DO GRI AWARDS

  Recentemente, a incorporadora cearence a Moura Dubeux, uma das maiores do Nordeste, que atua em sete dos nove estados da região, está mais uma vez em destaque no cenário de premiações imobiliárias. Foi anunciada como semifinalista do GRI Awards, honraria que reconhece o esforço da companhia em favor da excelência, inovação e comprometimento com as causas sociais e de sustentabilidade.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste é a região que mais cresce no Brasil e vai expandir com turismo e energia limpa
Estado do Nordeste produz um terço da energia eólica do país
A saga de uma nordestina aprovada em 5 universidades dos EUA
Nordestino se emociona ao ver sua arte no maior museu do mundo

No ano passado, a Moura Dubeux venceu em duas categorias do GRI Awards: “Personalidade do Ano” e “Melhor Projeto Residencial”, reforçando seu papel de liderança em empreendimentos de alta qualidade e impacto positivo. Agora, em 2023, está mais uma vez na corrida pelo prêmio, competindo em duas categorias igualmente importantes: “Ação Social” e “Projeto ESG”.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Capital no Nordeste lança plano para ter 700 km de ciclovias

Uma capital no Nordeste deu um grande passo em direção a uma mobilidade mais sustentável e inclusiva. Isso porque o prefeito de Salvador, Bruno...