16 / 04 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoDia das Mulheres: 5 nordestinas para você ter como exemplo

Dia das Mulheres: 5 nordestinas para você ter como exemplo

O Dia Internacional das Mulheres é celebrado neste dia 8 de março. Contudo, mais do que uma comemoração, a data é um marco para lembrar da eterna luta contra o preconceito, o machismo e a favor da equidade. E para marcar a data, nada melhor do que elencar nordestinas que fizeram a diferença no nosso mundo.

Ao mesmo tempo, trazemos diferentes perfis buscando jogar luz nessas figuras que fizeram muito pela nossa região. Confira abaixo a nossa listagem.

- Continua depois da publicidade -

6- Nísia Floresta

Nísia Floresta foi a pioneira do feminismo do Brasil. Importante educadora, escritora e poetisa, nasceu em 12 de outubro de 1810 em Papari (que hoje se chama Nísia Floresta). Ela desafiou os limites impostos à mulher na sociedade de sua época. Defensora ardente de ideais abolicionistas, republicanos e, sobretudo, feministas. Sua influência na educação e na defesa dos direitos das mulheres deixou um legado duradouro. Além disso, ela denunciou as injustiças contra escravos e indígenas brasileiros, estabelecendo um diálogo entre ideias europeias e a realidade brasileira. Seu trabalho influenciou profundamente o cenário intelectual e social do Brasil do século XIX. Nísia Floresta faleceu em Rouen, França, em 24 de abril de 1885, mas seu legado continua a inspirar e a impactar as lutas por igualdade e justiça até os dias atuais.

5 – Maria da Penha

Ativista brasileira, nasceu no estado do Ceará. Farmacêutica de formação, ganhou notoriedade nacional pelas tentativas de homicídio que sofreu do seu então marido. Sua luta pela condenação do agressor é reconhecida internacionalmente. A Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, é conhecida como Lei Maria da Penha em nome das vítimas de violência doméstica.

4 – Maria Quitéria

Maria Quitéria nasceu onde hoje é Feira de Santana, no estado da Bahia. A princípio, ela foi a primeira militar do Brasil. Participou ativamente nas lutas pela independência em 1822. Contudo, começou sua carreira aos 19 anos e teve que se vestir como um homem para ser aceita no Regimento de Artilharia sob o nome de Medeiros.

Mesmo depois de sua identidade revelada, continuou no exército. Foi aclamada e condecorada até pelo Rei com a insígnia de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro. Dessa forma, ela é uma das principais mulheres da história do Nordeste e um ícone da independência do Brasil junto a Portugal08.

LEIA TAMBÉM:
Moda no Nordeste tem inovação, é sustentável e gera bilhões
Conheça cidades do Nordeste que já tiveram tremores de terra
Estado do Nordeste terá a menor taxa de juros do Brasil
Ceará é o 1º estado do Nordeste em Sustentabilidade Ambiental

3 – Anna Nery

Anna Justina Ferreira Nery, mais conhecida como Anna Nery ou Ana Néri, foi uma enfermeira brasileira. Nascida em Cachoeira, no Recôncavo baiano, ela foi pioneira da enfermagem no Brasil. Suas contribuições para a a área de saúde no Brasil são enormes e por isso merece todo o reconhecimento.

 

2 – Nise da Silveira

Nise da Silveira foi uma psiquiatra alagoana que revolucionou o tratamento de doenças mentais. Ela enxergou a riqueza de seres humanos que estavam no meio do caminho entre a loucura e a exclusão total. Entre o aceitável e o abominável. Ela se rebelou contra a psiquiatria que aplicava violentos choques para “ajustar” pessoas e propôs um tratamento humanizado, que usava a arte para reabilitar os pacientes.

1 – Irmã Dulce

Nasceu no estado da Bahia e recebeu o título de Santa Dulce dos Pobres, sendo a primeira santa brasileira com milagres reconhecidos canonizada pelo Vaticano. Seu trabalho com a população vulnerável da Bahia é único. De receber os mais humildes para higiene, alimentação e cuidados com a saúde até a construção de um hospital que vive de doações. Fez um trabalho extraordinário que até hoje sobrevive graças ao esforço de parentes e seguidores.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Cinco praias do Nordeste para programar seu próximo feriado

Quando se fala em praias paradisíacas, o Nordeste é um destino que logo vem à mente. Com suas águas cristalinas, areias douradas e uma...